Lição 5 - Motim em família IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 5 – MOTIM EM FAMÍLIA

- INTRODUÇÃO

- O que eles fizeram foi uma loucura, como Arão reconheceu ao pedir perdão de Moisés, chamando-o Senhor meu. Mas Miriã foi castigada com a temida doença da lepra. É fácil olhar para trás, ver nossos erros, e reconhecer como fomos tolos. É bem mais difícil perceber com antecedência a tolice de algo que pretendemos fazer simplesmente porque nos agrada. Devemos eliminar pensamentos e motivos errados a fim de evitar idéias tolas que se convertem em ações tolas. Miriã e Arão tiveram que sofrer porque não o fizeram. R David Jones. http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/numeros/AInsubordinacaodeAraoeMiriaCapitulo12.htm

I – TEXTO BÍBLICO

(Números 11.1-7; 12.1-8).

II - OS MURMURADORES DE ISRAEL

- Número 11:4-15; 16:41-50; 20: 1-13; 21:4-9. Devemos extrair lições importantes sobre o pecado da murmuração, esse sempre foi um dos que mais causaram problemas no meio do povo de Deus. Encontramos nas escrituras exemplos que marcaram os israelitas deixando sequelas até o presente. As murmurações são motivadas por insatisfação que muitas vezes são veladas, com possibilidade de crescer e induzir multidões a se insurgirem contra lideranças e causar grandes estragos. Os murmuradores contagiam outros para se unirem com os mesmos propósitos. Veremos nesse mote o significado, as origens das murmurações dos israelitas, as revoltas geradas pelas murmurações, as consequências na Igreja primitiva, na atualidade, o que causa na Igreja e Deus proíbe o murmúrio.

1. Seu significado: Conforme o nosso dicionário português “Aurélio” significa: dizer mal, Maldizer, fazer mau juízo, falar contra alguém, conversar difamando ou desacreditando, criticar. Esse era um dos pecados mais comum entre o povo de Deus. E se você conhece algum fiquem de olho nele, limite seus espaços, porque amanhã criticará você.

2. A origem das murmurações dos israelitas. Nm 2.1. A falta de alguns elementos necessários para satisfazerem as suas necessidades básicas como: água, comida, proteção do sol, cansaço, fadiga e frio entre outros. (Nm 11:1). 2.2. Povos estranhos (o vulgo) esse termo refere-se a outros povos que acompanharam os israelitas quando saíram do Egito (Ex 12:38), povos de outros costumes, eles influenciaram negativamente no meio dos israelitas. Eles acusavam Moisés de maus tratos ao povo e questionavam sobre a alimentação como: carnes, cebolas e pepinos e até sepulcro. (Ex 16:2,3; Nm 11:4-7). 2.3. Insatisfação, os insatisfeitos murmuram, e aonde chegam, surge à murmuração. Aonde chega um murmurador outros murmuradores serão produzidos, cada um deles tem a incumbência de produzir outros, a murmuração é de origem satânica.

3. As murmurações geram revoltas – Nm 3.1. Os murmuradores angustiaram Moisés a ponto de fazê-lo querer deixar o cargo, ele estava profundamente abatido (Nm 11:11-16); 3.2. Induziram a Miriã e Arão se revoltarem contra o seu próprio irmão (Nm 12:1-8); 3.3. Fizeram os filhos de Coré se revoltar e se rebelarem contra Moisés (Nm 16:1,2); 3.4. Os murmuradores questionavam o governo de Moisés tanto nas questões Civis e-commerce como Religiosas (Nm 16:41-50).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES