Adultos

Lição 1 - Quando a família age por conta própria IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 1 - QUANDO A FAMÍLIA AGE POR CONTA PRÓPRIA

- INTRODUÇÃO

- Em Gênesis 16, está claro a esterilidade de Sara, esposa de Abraâo. É justamente a madre fechada que faz ela pensar que a promessa que Deus lhe havia feito, de lhe dar filhos não se cumpriria. Sara propõe a seu marido uma solução diferente. Ela propõe que Abraão tome uma de suas servas e conceba um filho com ela. O casal entraram em acordo precipitado e não confiaram nas promessas do Todo Poderoso. Sabemos que é muito perigoso não confiarmos na Soberania de Deus sobre as nossas vidas.  Isto tem gerado algumas circunstâncias ruins para a nossa família quando agimos antes de Deus. Esperar em Deus é a melhor atitude para um crente, quando este vivencia dilemas. A precipitação de Sara, em não esperar Deus agir, trouxe-lhe muitos problemas.

I – TEXTO BÍBLICO

(Gênesis 12.1-3; 16.1-5).

II – A PROMESSA DE DEUS A ABRAÃO

- A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;

1 - O pacto

- adiante, começando em Gênesis 12, vemos Deus entrando em um relacionamento pactual com Abraão. Enquanto alguns estudiosos apontam que o pacto de Deus com Abraão é progressivamente apresentado, estabelecido e reafirmado (como em Gênesis 17.19 ou 26.3), outros indicam que podem ser distinguidos dois pactos com esse patriarca. As posições têm um ponto em comum: Deus estabeleceu um pacto com Abraão que inclui um compromisso mútuo que será cumprido, e promessas que irão beneficiar Abraão e a humanidade.

2 - A promessa de Deus a Abraão

- Esta promessa contém quatro elementos registrados em diferentes momentos da vida de Abraão (Gn 12.1-3; 15.18-21; 17.1-21).

  • Descendência: Deus prometeu descendentes a Abraão (Gn 17.2-7). Em Gálatas 3.8 e 16, Paulo aponta que este descendente é Cristo.
  • Terra: Deus prometeu a Abraão que ele teria um lugar para morar (Gn 15.18-21; 17.8).
  • Nação: Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de multidões, uma grande nação (Gn 12.2; 17.4).
  • Proteção e bênção: Deus prometeu a Abraão sua bênção e que nele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn 12.3).

OBS: ARGUMENTO BÍBLICO E CULTURAL - A ESPOSA SUBSTITUTA - “O tempo passou e Sarai continuava sem filhos. Deus não prometeu que o filho sairia dela [Agar] (15.4) e o problema de uma promessa não cumprida permanecia. Na opinião de Sarai, a resposta era o costume da pátria de onde vieram. Este costume dizia que a esposa sem filhos tem de oferecer ao marido uma criada para servir no lugar dela. A descendência seria considerada sua. Sarai tinha uma serva egípcia chamada Agar, que ela ofereceu a Abrão. Abrão aceitou a oferta e pouco tempo depois Agar teve um filho. Emoções profundas e intensas no coração de cada participante estavam emaranhadas com o problema de interpretar uma promessa divina por meio de providências legais. Agar ficou arrogante com sua senhora, e Sarai ficou amarga e abusiva. Indo ao marido, ela o acusou de privá-la dos direitos básicos de esposa e exigiu que tomasse uma atitude. [...] Era contrário ao costume da pátria de onde vieram as esposas servas mostrarem desrespeito à esposa principal. Abrão recusou punir Agar, mas permitiu que Sarai agisse como quisesse” (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.63.).

- “O Senhor me tem impedido de gerar - Entre o povo da Mesopotâmia, o costume, quando a esposa era estéril, era deixar que a sua serva tivesse filho com o esposo. Esses filhos eram considerados filhos legítimos daquela esposa. (1) Apesar de existir então esse costume, a tentativa de Abrão e Sarai de terem um filho através da união de Abrão com Agar não teve a aprovação de Deus (2.24). (2) O NT fala do filho de Agar como sendo o produto do esforço humano – [...] (Gl 4.29).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.55.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.