Adultos

Lição 1 - Quando a família age por conta própria VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 1 - QUANDO A FAMÍLIA AGE POR CONTA PRÓPRIA

Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD. Em sua primeira lição, aprenderemos, a partir do exemplo de Abrão e Sarai, que as decisões sobre assuntos que envolvem o bem-estar da família não podem ser tomadas no calor da emoção. A precipitação do casal no tocante à espera pelo cumprimento da promessa divina com relação a quem seria o herdeiro de Abraão trouxe graves problemas para toda a família. Quando o ser humano se precipita a respeito dos planos de Deus, as consequências são desastrosas.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

DEUS FAZ PROMESSAS A ABRÃO

A chamada de Abrão tem um destaque especial no texto sagrado. Deus o convida a deixar a sua terra e a sua parentela, a fim de seguir em direção a outra terra incerta. Deus chamou a Abrão pedindo que ele abdicasse de toda segurança do seu lar, a fim de prosseguir ouvindo apenas a chamada da fé que lhe foi cobrada.

O chamado de Abrão veio com uma promessa que, em primeira vista, parecia impossível de ser cumprida: “[…] far-te-ei uma grande nação […] em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.2,4). Entendemos, a partir daí, que Deus revelara a Abrão que ele possuiria descendência, contudo, um detalhe precisa ser destacado aqui: Abrão e Sarai não possuíam filhos.

Deus não prometeu riquezas ou fama a Abrão; ao contrário, prometeu descendentes como as estrelas no céu ou como os grãos de areia na praia (Gn 22.10) – numerosas demais para se contar. Para apreciar o vasto número de estrelas espalhadas no céu, você precisa livrar-se de qualquer distração. Apanhe um bocado de areia e tente contar os grãos – é simplesmente impossível! Exatamente quando Abrão perdia as esperanças de ter um herdeiro, Deus lhe prometeu um número de descendentes inimaginavel.

Destaque

No texto de Gênesis 15.13-15, Deus revelou a Abrão o futuro de sua posteridade e ele deveria transmitir essa mesma confiança à sua mulher, Sarai, mas não o fez como deveria. Porém alguns fatos extraordinários aconteceram com Abrão e Sarai que os levaram a agir por conta própria acerca da promessa. O tempo estava passando, e Sarai entendeu que deveria fazer alguma coisa que contribuísse com o plano de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.