Lição 13 - Aviva, ó Senhor, a Tua obra IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 13 – AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

- INTRODUÇÃO

- A eloquente oração de Habacuque tem sido a súplica de muita gente hoje. Este avivamento da obra do Senhor torna-se necessário para compensar os desgastes, para corrigir os desvios, para dar alento ao cansado. Para revigorar o entusiasmo, para aquecer a esperança prestes a sucumbir, para soltar o poder que leva o homem a vencer o pecado e as circunstâncias. Para restaurar a alegria do cristianismo, para realizar a comunhão da alma humana com o Deus Conosco. Para chamar a atenção do mundo para o Deus que age, para distribuir capacidade e discernimento ao homem deste século.

I – TEXTO BÍBLICO

(Habacuque 3:1-12).

II – ALGUNS EXEMPLOS DE AVIVAMENTOS NO ANTIGO TESTAMENTO

1 - Inicialmente é citado um trecho bíblico encontrado no livro de Crônicas, em seus capítulos 34 e 35. Tal trecho mostra um grande avivamento que houve no Reino de Judá, onde ainda bem jovem o rei Josias teve um despertamento para restaurar a vida espiritual de Judá e reformar o Santo Templo.

2 - Durante a execução de tal obra o sumo sacerdote Hilquias encontrou o livro da lei que se havia perdido, e o mostrou ao rei.

3 - Grande foi a angustia de Josias, que chegou a rasgar suas vestes, tamanha a dor e contrição que sofria. Após isso a Palavra de Deus passou mais uma vez a ser ensinada, o que trouxe um grande avivamento àquele reino.

4 - Outro relato é encontrado no livro de Esdras. Lá encontramos que os judeus tinham apostatado da fé, razão pela qual ficaram por cerca de setenta anos exilados na Babilônia. Ao fim desses setenta anos, Deus usa vários reis gentios para reconduzi-los à terra de seus ancestrais, e ainda instrumentaliza o sacerdote e escriba Esdras para constranger o povo a estabelecer um novo concerto. Acontece então um grande avivamento no meio dos judeus, mas isso tudo pois todos voltam a estudar a palavra de Deus, bem como a obedecê-la.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES