Lição 13 - Aviva, ó Senhor, a Tua obra VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

Estamos finalizando mais um trimestre de estudo. Nessa última lição, veremos o esperançoso clamor do profeta Habacuque em razão da triste realidade em que se encontrava a nação de Judá (Hc 3). O coração do profeta suplica para que Deus se manifeste e traga avivamento espiritual ao Seu povo. No entanto, a resposta de Deus não veio da forma como o profeta esperava. Deus resolveu convocar os povos do Norte, isto é, os Caldeus, para servirem de instrumento de punição sobre a soberba de Judá (Hc 1.6,12), que mesmo após ser notificada acerca dos seus pecados, não buscou o arrependimento.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O CLAMOR PELO AVIVAMENTO

O profeta viveu em uma época difícil para o seu povo, um tempo em que Judá caminhava debaixo de grandes perigos externos advindos de potências estrangeiras. A política externa de Judá estava falida, muito em função de não estarem gozando mais da proteção divina devido aos acontecimentos internos da nação.
Internamente, a nação beirava a um terrível colapso social. A política da nação estava falida, muito em função dos péssimos “pastores” (líderes) que a conduzia. O governo estava deixando a nação enfraquecida e vulnerável. As alianças eram perigosas e falidas em sua origem. Os direitos humanos, previstos na Lei de Moisés, estavam sendo violados, e a diferença econômica criava uma grande opressão em cima dos mais vulneráveis.

Atrelado a isso, todo Judá estava vivendo em uma profunda decadência espiritual. Judá tinha abandonado a verdadeira fé em Deus, e, por causa disso, a corrupção era quase generalizada. A perversidade deixou o país subdesenvolvido.

Nesse contexto surge então o profeta Habacuque, clamando ao Senhor por uma grande providência no meio do Seu povo (Hc 1.2). Ele desejava o restabelecimento da justiça no lugar da injustiça, da paz no lugar da violência. Ele sonhava em ver sua pátria avivada por Deus abandonando a apostasia, deixando os ídolos de lado para servir só ao Senhor de Israel. Habacuque clamou a Deus pedindo solução.

Destaque

Um aspecto relevante no clamor do profeta é o seu pedido para que Deus não se mantivesse inerte diante da calamitosa condição espiritual de Judá. O desejo do coração do profeta era que os seus contemporâneos sentissem o mesmo temor ao ouvirem a Palavra de Deus e clamassem por misericórdia. O comportamento do profeta revela um coração avivado, desejoso de que a sua geração temesse a Deus e experimentasse uma mudança de comportamento.

Deus tem os seus planos e os seus desígnios segundo a sua soberania e a sua vontade divina. Habacuque esperava que o Senhor agisse contra as iniquidades de Judá, talvez usando um povo nobre e de grande reputação. No entanto, na sua resposta, Deus causou estranheza no coração do profeta, mas as providências dEle, ainda que estranhas, eram o meio para a correção dos desvios do povo e para despertá-los em busca do avivamento.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA