Lição 12 - Vivendo no Espírito VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – VIVENDO NO ESPÍRITO

O avivamento espiritual na vida do crente é caracterizado não apenas por manifestações espirituais de poder e operação de sinais e maravilhas. Também não se resume ao batismo no Espírito Santo como experiência única e passageira. A vida cristã genuinamente avivada é qualificada pela manifestação contínua do Espírito no crente, seja na sua instrumentalidade por intermédio dos dons espirituais ou pelo seu testemunho de fé1.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A VIDA NO ESPÍRITO

Quando lemos a carta que o apóstolo Paulo escreveu à igreja em Gálatas, nos transmite um convite muito importante e relevante para nossa vida cristã: “Andai em Espírito” (Gl 5.16). Com esse termo, somos convidados a não apenas ter um momento reservado com um mover específico e passageiro, que finda-se ao final de um evento, culto ou reunião de oração. Andar em Espírito é um chamado a abandonar as concupiscências da carne para um convite à santificação no Espírito Santo.

Andar em Espírito é a chave de entrada para que possamos nos distanciar dos desejos da carne. É viver possuindo as qualidades contidas no próprio texto como Fruto do Espírito, que deve ser a marca de cada cristão avivado.

Se sua vontade for possuir as qualidades relacionadas em Gálatas 5.22,23, então pode ter certeza de que o Espírito Santo está guiando seus passos. Ao mesmo tempo, tenha cuidado para não confundir seus sentimentos com a liderança do Espírito. Ser dirigido pelo Espírito Santo desperta o desejo de ouvir, a disposição imediata de obedecer à Palavra de Deus e a sensibilidade de discernir entre seus sentimentos e a inspiração divina. Viva cada um de seus dias sob o controle e a orientação do Espírito Santo, pois, assim, as palavras de Cristo estarão em sua mente, o amor de Deus por trás de seus atos e o poder de Cristo o ajudará a dominar seus desejos egoístas.

Destaque

É importante ressaltar que esse processo não acontece de maneira automática como se o Espírito de Deus fosse responsável por tornar o crente avivado sem que haja respeito à vontade da pessoa.

Muito pelo contrário, a ação do Espírito coaduna com a inclinação do crente para as coisas espirituais. O apóstolo Paulo ressaltou que “a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis (Ef 5.17). O enfrentamento do conflito interno é uma das razões pelas quais muitos crentes encontram dificuldade em preservar uma vida espiritual avivada. Para vencer esse desafio, a Bíblia mostra algumas medidas que o crente deve tomar para manter a vida cristã andando no Espírito.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA