Lição 11 - O avivamento e a missão da Igreja VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 11 – O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA

Nesta lição, veremos que o avivamento espiritual nos crentes da Igreja Primitiva suscitou o amor fervoroso por almas para Cristo. A alegria dos irmãos e a efusão do Espírito chamavam a atenção de todos os que observavam o testemunho daqueles que faziam parte do “Caminho”, até então considerados uma seita pela maioria dos judeus. Apesar das oposições e perseguições enfrentadas pela Igreja do primeiro século, a propagação do Evangelho de Jesus Cristo avançava (At 2.47; 5.14). Isso ocorria em razão do avivamento espiritual tão latente entre os irmãos. Contudo, há um aspecto relevante que fez toda a diferença para a Igreja Primitiva e que, certamente, está em falta entre os crentes dos dias atuais. Estamos falando da ausência do amor de Deus derramado nos corações em favor do próximo.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O AVIVAMENTO APÓS A RESSURREIÇÃO DE CRISTO Após a morte de Jesus um grande sentimento de luto dominou o coração dos discípulos que permaneceram trancados e atônitos com o recente ocorrido. Todos, apesar dos constantes avisos de Cristo que ressuscitaria, entendiam que tudo havia acabado, pois Aquele que os apresentou a esperança agora encontrava-se morto.

Contudo, o que havia sido prometido pelo Mestre aconteceu: Ele ressuscitou após o terceiro dia. E, após haver ressuscitado, Jesus apareceu no meio deles trazendo esperança e renovando o ânimo de todos, transformando os seus corações através do poder do Espírito Santo.

Com os ânimos renovados, e através do poder do Espírito Santo que foi prometido pelo Senhor que viria sobre eles, Cristo então profere as seguintes palavras: “Ide... pregai...” (Mc 16.15). Os dantes desanimados agora seriam revestidos de poder para cumprir um papel importante no Reino de Deus, que é o de levar o evangelho a toda a criatura.

As palavras de Cristo que constituem a Grande Comissão a todos os seus seguidores, em todas as gerações, declaram o alvo, a responsabilidade e a outorga da tarefa missionária da igreja. […] A igreja deve ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos, de conformidade com a revelação do Novo Testamento […] Esta tarefa inclui a responsabilidade primordial de enviar missionários a todas as nações (At 13.1-4)3.

Destaque Jesus mandou que o evangelho fosse pregado “a toda criatura”, sem exceção de etnia, condição social, política ou até mesmo nível de cultura ou instrução. […] Os discípulos, cheios do Espírito Santo, ouviram de Jesus o que havia de acontecer se eles pregassem “o evangelho de Poder”. Sinais dos céus haveriam de autenticar o ministério e a mensagem. Jesus prometeu mudanças tão grandes na vida deles que jamais imaginariam que poderiam ocorrer. Eles veriam sinais jamais vistos nas suas vidas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA