Adultos

Apêndice 3 - Avivamentos espirituais: do Éden a Babel

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

APÊNDICE Nº 3 – AVIVAMENTOS ESPIRITUAIS:  DO ÉDEN A BABEL

O avivamento espiritual é uma necessidade.

TEXTO ÁUREO

“No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura d’Aquele que havia de vir.” (Rm.5:14)

INTRODUÇÃO

- O avivamento espiritual é uma necessidade.

- O Senhor sempre promoveu condições para que o homem tivesse avivamento espiritual.

I – DEUS COMO A FONTE DE VIDA E A DEMONSTRAÇÃO DISTO NA VIDA NO ÉDEN

- Neste trimestre, estamos a falar do avivamento espiritual. Avivar nada mais é que “tornar a ter vida”, “tornar intensa a vida”, o que nos mostra, logo de início, que o avivamento é uma circunstância decorrente da vida.

- Não é, aliás, por outro motivo que as Escrituras também se utilizam do termo “vivificar” (Sl.119:25,37,40,88,107,149,154,156,159; 143:11; Jo.5:21; 6:63; Rm.4:17; II Co.3:6; I Tm.6:13), cujo significado é, “conservar em vida, conservar com vida, guardar em vida, restaurar à vida, manter a vida”, o termo hebraico “hāyāh” (חיח) (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Antigo Testamento, verbete 2421, p.1635) ou o termo grego “dzõopoieō” (ζωοποιέω), cujo significado é “vitalizar, tornar vivo, dar a vida, chamar à vida” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Novo Testamento, verbete 2227, p.2225).

- Assim, para que se possa falar em avivamento, é absolutamente indispensável que, antes, se tenha vida. E sabemos todos que vida é algo que provém única e exclusivamente de Deus, que é a fonte de vida (Jo.5:26; At.17:25).

- Assim, de pronto, vemos que, para que se tenha avivamento, é preciso que, antes, se tenha tido vida e que a vida provém de Deus, de modo que todo avivamento provém de Deus. Destarte, já podemos observar que o avivamento é um evento “sobrenatural”, ou seja, não decorre da natureza, mas tem origem em Deus.

- Quando se diz que Deus é a fonte de vida, tem-se, de pronto, que esta vida de que se fala é vida em todos os sentidos. A língua grega tem duas palavras principais para “vida”. Uma delas, talvez a mais conhecida entre nós, é “bios” (“βίος”), de ondem vem o termo “biologia”, por exemplo.

- “Bios” é a “vida presente, o estado presente de existência” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Novo Testamento, verbete 979, p.2115), sendo a “vida física”, a vida terrena, a existência enquanto ser sobre a face desta Terra. Nós encontramos esta palavra em textos como Lc.8:14, II Tm.2:4 e I Pe.4:3.

- A outra palavra grega é “dzoē” (ζωή), cujo significado é de “existência”, de “oposição à morte”, de “vida eterna”, ou seja, a vida em si mesma, a vida espiritual, a vida enquanto existência, a vida transcendente, que se projeta para além da existência física nesta Terra, como encontramos nos textos já citados de Jo.5:26, At.17:25 e no próprio “texto áureo da Bíblia”, i.e., em Jo.3:16.

- Em ambos os aspectos, Deus é a fonte da vida, como se verifica clarividentemente do texto de Gn.2:7, quando se descreve minudentemente a criação do homem, quando é dito que Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente.

- Temos, por primeiro, que Deus deu vida àquele “boneco de barro”, a comprovar que a vida não existia com a só tão existência do corpo, o que observamos diariamente ao vermos um cadáver, que é um corpo sem vida. Assim, é Ele a fonte da vida, e somente Ele, como fica claro no cântico de Ana (I Sm.2:6) e como reconheceram os próprios magos de Faraó (Ex.8:18,19).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.