Adultos

Lição 9 - O avivamento Pentecostal no Brasil II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

...

SUBSÍDIOS DIVERSOS

O Diário do Pioneiro GUNNAR VINGREN

Todos os direitos reservados. Copyright 2000 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de DEUS. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.

Preparação dos originais: Jefferson Magno Costa

Revisão: Alexandre Coelho - Capa e projeto gráfico: Eduardo Souza

Editoração: Olga Rocha dos Santos - CDD; 289 - Assembleias de DEUS

ISBN: 85-263-0283-3 - Casa Publicadora das Assembleias de DEUS

Caixa Postal 331 - 20001-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido em círculos teológicos sobre se o ministério do apostolado continuou depois dos doze apóstolos que haviam estado com JESUS durante a sua vida terrena, e que o viram pessoalmente. Existem, porém, no Novo Testamento, indícios de um ministério apostólico continuado. Determinadas passagens mencionam algumas pessoas como apóstolos, embora não pertencessem ao número dos doze escolhidos. Na carta aos Efésios, Paulo apresenta o ministério apostólico entre outras coisas que deveriam servir para a edificação da Igreja: Ef 4.11-15.
A palavra apóstolo significa "enviado", "delegado" uma pessoa que está devidamente autorizada por outra que a enviou para realizar missão que lhe foi confiada. Essa palavra no latim é missionário, e significa igualmente uma pessoa que foi incumbida e enviada por outra para realizar uma missão especial. No Novo Testamento usa-se esse termo para pessoas que estão dedicadas ao trabalho de pioneirismo. O significado é ilustrado da melhor maneira possível no trabalho pioneiro de um missionário em um novo campo.

Gunnar Vingren foi um apóstolo no sentido perfeito da palavra. Quando ele e Daniel Berg foram para o Brasil, eram apóstolos de CRISTO tanto quanto Paulo e Barnabé, que também foram chamados apóstolos (At 14.4; 1 co 9.15) e saíram para Chipre, na Ásia Menor.

Depois de haver lido o manuscrito deste livro, que é um resumo dos diários que Gunnar Vingren escreveu, fiquei profundamente tocado em meu coração. Foi para mim como se lesse o livro de Atos dos Apóstolos, mas situado cronologicamente no tempo em que vivemos.

Por meio dessas anotações diárias, podemos conhecer o homem assim como ele era. Ele se apresenta a si mesmo juntamente com o seu lar feliz e crente. Vê-se como buscava a DEUS durante a sua juventude, o seu desejo de servi-lo e o caminho pelo qual o Senhor o guiou até a maravilhosa missão de sua vida.

Quando depois o acompanhamos na sua profunda luta e nos sofrimentos que teve de passar enquanto realizava a grande obra, não podemos deixar de sentir algo da dor e do padecimento inerentes à vocação de um mensageiro do Senhor. Vendo agora no Brasil o resultado dessa grande obra pioneira, ficamos maravilhados ao pensar que vimos e conhecemos essas mesmas pessoas usadas como instrumentos na realização dela.

Quando estive na Conferência Mundial Pentecostal, no Rio de Janeiro, em julho de 1967, e vi as grandes multidões reunidas, e ouvi o seu júbilo e alegria, tive uma impressão da obra dos pioneiros que jamais poderei explicar. Apesar de ter tido um início tão humilde, das suas poucas possibilidades e da resistência e perseguição que encontrou e teve de vencer, o movimento pentecostal no Brasil hoje é um milagre espiritual que causa admiração no mundo inteiro.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.