Lição 8 - O avivamento espiritual no mundo VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 8 – O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO

Nesta lição veremos os efeitos do avivamento espiritual que ocorreram na igreja em vários lugares do mundo. Um dos maiores avivamentos ocorreu por intermédio do Movimento Pentecostal a partir do século XX. Como podemos ver na história, muitos proeminentes pregadores se levantaram nos últimos séculos, trazendo um avivamento espiritual que se espalhou por várias denominações. O resultado disso foi o avanço significativo da pregação do Evangelho por todos os continentes e a influência do Cristianismo na política, na economia e na vida social.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O AVIVAMENTO NO TEMPO DE EZEQUIEL

Apesar de toda corrupção moral vivida pela nação de Israel, que se arrastava por longos anos mesmo em meio a grandes avisos por parte dos profetas de Deus, o Senhor continuou a ser misericordioso com o povo judeu. Ele poderia ter permitido a aniquilação total de Israel, contudo, eles foram poupados pelo amor ao nome de Deus (Ez 36.21). A benignidade divina não ficou restrita apenas à preservação da vida, mas também, em meio a um cenário de impossibilidades, o Senhor fez uma promessa de restauração para a nação (Ez 36.24-30).

[…] O profeta Ezequiel recebeu de Deus o que seria o processo divino para a restauração do seu povo. Ele ouviu diretamente de Deus promessas tão gloriosas e jamais imaginadas (Ez 36.34-38). Veja o quanto Deus amou o seu povo, que estava praticamente destruído tanto espiritual quanto moralmente. A terra assolada passou a ser lavrada, produzindo o alimento necessário para o seu povo.

A revelação do avivamento divino em Israel não ficou restrita ao capítulo 36. A visão do vale de ossos secos reflete muito bem a obra divina que será executada no povo judeu. “Deus mandou Ezequiel profetizar para os ossos (Ez 37 4-6). Os ossos, então, reviveram em duas etapas: (1) uma restauração nacional, ligada à terra (vv. 7,8), e (2) uma restauração espiritual, ligada à fé (vv. 9,10). Esta visão objetivou garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de Deus e o reestabelecimento como nação na terra prometida, apesar das circunstâncias críticas de então (vv 11-14)”.

Ainda lemos, no capítulo 47, que um rio saía do templo e gerava vida por onde passava. Deus mais uma vez aponta para o avivamento a ser realizado na vida do povo judeu. Quando forem cheios pelo Espírito Santo (Zc 12.10), então verdadeiramente serão vivificados e entenderão a quem transpassaram, e assim serão restaurados pelo poder transformador do Senhor que gera a vida.

Destaque

A mensagem de Ezequiel sobre a restauração dos ossos secos e dos corpos sem vida lembram que Deus pode dar vida a quem está morto. Cremos que Deus, e só Ele, pode reavivar comunidades evangélicas que estão mortas há muito tempo. Os “ossos secos” do liberalismo evangélico podem ser restaurados, e os “cadáveres” espirituais podem ser ressuscitados pelo poder do Espírito Santo, desde que aceitem o sopro de Deus nas suas estruturas eclesiásticas mortas pela doença do pecado e da corrupção espiritual e moral.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA