ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
APÊNDICE Nº 1 – FALSOS AVIVAMENTOS: O FOGO ESTRANHO
Os falsos avivamentos são uma das mais proeminentes facetas do perigo do engano do princípio das dores.
Texto áureo
“E a unção que vós recebestes d’Ele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim n’Ele permanecereis” (I Jo.2:27).
INTRODUÇÃO
- Já que estamos estudando o avivamento espiritual no trimestre, entendemos ser oportuno falarmos um pouco dos “falsos avivamentos”.
- Os falsos avivamentos são uma das mais proeminentes facetas do perigo do engano do princípio das dores.
I – FALSOS AVIVAMENTOS: O FOGO ESTRANHO
- Neste trimestre, o título é “Aviva a Tua obra: o chamado das Escrituras para o quebrantamento e o poder de Deus” e nos convida a estudar sobre o avivamento espiritual.
- Ora, o avivamento espiritual sendo uma iniciativa divina para que o Seu povo retome a jornada da fé, intensifique sua vida espiritual e cumpra plenamente o propósito divino a ele estabelecido é, evidentemente, uma atividade que encontra forte resistência por parte do inimigo de nossas almas.
- Assim, como temos visto ao longo do trimestre, notadamente na dispensação da graça, no tempo da Igreja, o diabo e suas hostes espirituais de maldade, diante de um avivamento, apresentam duas armas que se levantam contra a Igreja: a perseguição e as heresias.
- Através da perseguição, o adversário procura intimidar os cristãos, fazê-los recuar no cumprimento da missão evangelizadora, que é o resultado de todo verdadeiro e genuíno avivamento. Inobstante, ao longo dos séculos, a perseguição tem tido um efeito reverso. Como já dizia o pai da Igreja, Tertuliano (160-220), “o sangue dos mártires é semente de novos cristãos”.
- Ao lado da perseguição, surgem as heresias, os falsos ensinos introduzidos encobertamente pelos falsos mestres (II Pe.2:1) que, entretanto, são trazidas à tona pelo Espírito Santo, que as faz manifestar, de modo que há a manifestação dos sinceros cristãos e o afastamento dos hereges do meio do povo de Deus (I Co.11:19; Tt.3:10).
- A heresia, deste modo, acaba também contribuindo para a edificação do corpo de Cristo, na medida em que faz um discrímen entre os sinceros e os insinceros no meio do grupo social e traz maior iluminação e compreensão das Escrituras, o que acaba gerando crescimento espiritual.
- O diabo, astuto como é (Cf. Gn.3:1), sendo o enganador por excelência (Ap.12:9), não fica apenas nestas “duas armas” contra o avivamento, mas toma a iniciativa de imitar o avivamento espiritual, criando “falsos avivamentos”, e, com isso, desviar as pessoas de participarem de um genuíno movimento do Espírito Santo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO