Adultos

Apêndice 1 - Falsos avivamentos

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

APÊNDICE Nº 1 – FALSOS AVIVAMENTOS:  O FOGO ESTRANHO

Os falsos avivamentos são uma das mais proeminentes facetas do perigo do engano do princípio das dores.

Texto áureo

“E a unção que vós recebestes d’Ele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim n’Ele permanecereis” (I Jo.2:27).

INTRODUÇÃO

- Já que estamos estudando o avivamento espiritual no trimestre, entendemos ser oportuno falarmos um pouco dos “falsos avivamentos”.

- Os falsos avivamentos são uma das mais proeminentes facetas do perigo do engano do princípio das dores.

I – FALSOS AVIVAMENTOS: O FOGO ESTRANHO

- Neste trimestre, o título é “Aviva a Tua obra: o chamado das Escrituras para o quebrantamento e o poder de Deus” e nos convida a estudar sobre o avivamento espiritual.

- Ora, o avivamento espiritual sendo uma iniciativa divina para que o Seu povo retome a jornada da fé, intensifique sua vida espiritual e cumpra plenamente o propósito divino a ele estabelecido é, evidentemente, uma atividade que encontra forte resistência por parte do inimigo de nossas almas.

- Assim, como temos visto ao longo do trimestre, notadamente na dispensação da graça, no tempo da Igreja, o diabo e suas hostes espirituais de maldade, diante de um avivamento, apresentam duas armas que se levantam contra a Igreja: a perseguição e as heresias.

- Através da perseguição, o adversário procura intimidar os cristãos, fazê-los recuar no cumprimento da missão evangelizadora, que é o resultado de todo verdadeiro e genuíno avivamento. Inobstante, ao longo dos séculos, a perseguição tem tido um efeito reverso. Como já dizia o pai da Igreja, Tertuliano (160-220), “o sangue dos mártires é semente de novos cristãos”.

- Ao lado da perseguição, surgem as heresias, os falsos ensinos introduzidos encobertamente pelos falsos mestres (II Pe.2:1) que, entretanto, são trazidas à tona pelo Espírito Santo, que as faz manifestar, de modo que há a manifestação dos sinceros cristãos e o afastamento dos hereges do meio do povo de Deus (I Co.11:19; Tt.3:10).

- A heresia, deste modo, acaba também contribuindo para a edificação do corpo de Cristo, na medida em que faz um discrímen entre os sinceros e os insinceros no meio do grupo social e traz maior iluminação e compreensão das Escrituras, o que acaba gerando crescimento espiritual.

- O diabo, astuto como é (Cf. Gn.3:1), sendo o enganador por excelência (Ap.12:9), não fica apenas nestas “duas armas” contra o avivamento, mas toma a iniciativa de imitar o avivamento espiritual, criando “falsos avivamentos”, e, com isso, desviar as pessoas de participarem de um genuíno movimento do Espírito Santo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.