Lição 9 - A necessidade de termos uma vida santa III

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ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 9 – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA

Texto: 1Pedro 1.13-22

Introdução: Cremos na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo

I – DEFININDO OS TERMOS

1. A santidade de Deus

1.1. Essa santidade é absoluta (Am 4.2; 6.8)

1.2. Essa santidade é característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8)

1.3. Deus é totalmente separado (Sl 99.1-5)

1.4. Essa santidade não é derivada de ninguém (1Sm 2.2)

2. Significado

2.1. Qadash (Hb): ‘ser santo’ e seus derivados ‘santo, santificar, dedicar, consagrar’ no Antigo Testamento, significam ‘separar’. (afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo que contamina)

. Separar para Deus (Lv 10.10)

. Lugares (Êx 3.5)

. Casas e campos (Lv 17.14,16)

. Utensílios e animais (Lv 8.10,11; 10.12,13,17)

. O ouro do templo (Mt 23.17,19)

. Pessoas (Êx 28.41)

2.2. O uso na ‘Septuaginta’ no Antigo Testamento

. Qadosh ‘santo’

2.3. O uso no Novo Testamento

. Hagíos (Gr) no Novo Testamento . ‘santo’ (usado pelos escritores do N.T.)

. Taher (Gr) e seu cognato ‘katharizo’ Purificar (no sentido cerimonial e moral)

3. Exclusividade

3.1. O sagrado pertence a Deus (Êx 13.2)

. Serve a Deus com exclusividade (Êx 30.30; Lv 20.26)

3.2. O que é sagrado não pode ter uso comum

. O azeite da unção e o incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx 30.33,38)

. Todos esses rituais de consagração são representações visuais de verdades espirituais reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5; 9.9)

II – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA

1.. Israel

1.1. A santidade tinha como objetivo afastar o povo de Israel:

. Da idolatria

. Da prostituição

. De outras práticas pecaminosas

1.2. Deus escolheu Israel para ser especial (Êx 19.5,6)

. Deus, o maior exemplo para Israel (Lv 19.2; Lv 11.44)

2. A Igreja

2.1. Os propósitos de Deus para Israel são também para a Igreja (1Pe 2.9)

. Separação da idolatria e do que é imundo (1Ts 4.3; 1co 6.18, 10.14)

3. Uma exigência natural

3.1. Deus, o maior exemplo para a Igreja (1Pe 1.15,16)

3.2. Jesus, o grande exemplo para a Igreja (Lc 1.35; Jo 6.69)

3.3. Assim sendo, Deus quer que seu povo seja santo

III – A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA

1. Santificação posicional

1.1. Também chamada de santificação passada ou instantânea

1.2. Posicional

. Acontece uma mudança na vida do pecador (At 26.18; 1Co 1.2)

. Quando ele recebe a Cristo (1Co 1.30)

1.3. Todos nós em Cristo somos santos (At 9.13,32,41)

. Paulo se dirige aos crentes dessa forma (Rm 1.7)

1.4. A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb 10.10,14)

. É obra do Deus trino (Jo 17.17; 1Co 6.11; 1Pe 1.2)

2. A santificação real

2.1. É a santificação presente

. È progressiva (Pv 4.18; 2Co 3.18)

2.2. Na igreja haviam crentes carnais (mesmo assim eram chamados 'santos') 1Co 3.3; 1Pe 1.2,15,16)

. Eles precisavam de crescimento espirtal (2Pe 3.18)

. Isso é possível por que somos nascidos de Deus (1Jo 4.7; 5.1)

. O Espírito Santo está em nós (Jo 14.17; 2Tm 1.14)

3. A santificação futura

3.1. Conhecido, também, como 'glorificação' (Fp 3.11)

3.2. Isso ocorrerá na ressurreição (Fp 3.21)

. Veremos a Deus como Ele é (1Jo 3.2)

4. É possível ser santo?

4.1. Sim. É possível

4.2. Deus concede santidade ao pecador que se arrepende (Rm 10.9,10)

. Santificados pelo sangue de Jesus (Hb 13.12)

. Santificados pelo Espírito Santo (2Ts 2.13)

. Santificados pela Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26)

4.3. Deus nos forneceu todos os recursos para vivermos uma vida santa (Rm 12.1,2)

Conclusão: O Espírito Santo nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações.

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