Lição 9 - A sutileza do movimento dos desigrejados VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº  9 – A SUTILEZA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

Nesta aula, estudaremos sobre um assunto extremamente necessário para a igreja: o movimento dos chamados “desigrejados”. É crescente o número de pessoas que consideram frequentar templos religiosos uma prática que não se faz mais necessária. Os integrantes desses grupos argumentam que o formato de igreja como é conhecido nos dias atuais nada tem a ver com o modelo bíblico. Entretanto, pode se observar que esse discurso, na verdade, se trata de um subterfúgio usado por essas pessoas para não admitirem suas insatisfações ou frustrações com o sistema eclesiástico.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

VISÃO E PRÁTICA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

A igreja de Cristo vem sofrendo ataques constantes oriundos de um pensamento relativista que visa pôr em dúvida tudo aquilo que acreditamos. Ele acabam criando modalidades de pensamento cristão, que manipulam a verdade a fim de atender desejos pessoais. O movimento desigrejado é um desses pensamentos.

O Movimento desigrejado se constitui em um grupo de pessoas que abriram mão daquilo que afirmam ser apenas uma “formalidade denominacional”, com o objetivo de viver um certo cristianismo informal sem a necessidade do congregar ou, em alguns casos, sem a necessidade de um vínculo em comunhão com os demais cristãos no presente século.

Esse pensamento é novo em nossos dias. Aqueles que afirmam fazer parte desse movimento associam o ato de congregar ao período do domínio do imperador romano Constantino, afirmando ser dele a ideia de institucionalizar a igreja em uma organização. Assim, os adeptos dessa modalidade de cristãos entendem que não existe a necessidade de estarem vinculados a uma “organização institucional” que alega ser cristã, muito menos existe uma necessidade de frequentarem alguma estrutura física como um espaço para reunião pública.

O crescimento do movimento desigrejado se deu pelo fato de que muitos dos seus adeptos terem sofrido algum tipo de frustração ao procurarem alguma igreja denominacional, e, portanto, passarem a desistir de qualquer modalidade de reunião para comunhão, ou seja, o congregar. Outros, contudo, nunca chegaram a participar de nenhum corpo congregacional e acabaram sendo atraídos por falácia daqueles que espalham escândalos contra a igreja do Senhor, a fim de eliminar qualquer possibilidade da existência de uma igreja como instituição.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA