Lição 9 - A sutileza do movimento dos desigrejados II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº  9 – A SUTILEZA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

...

"DESIGREJADOS"

Primeiro a falar sobre Desigrejados no Brasil foi Hermes Fernandes, bispo da igreja Reina.

Maior repercussão através de um artigo sobre o assunto, do Rev. Augustus Nicodemos.

Cristianismo pagão é o Livro de maior alcance e engajamento dos Desigrejados.

O movimento surgiu nos Estados Unidos.

No Brasil, Caio Fábio se tornou o apoiador de maior destaque (por incrível que pareça).

O movimento tem liturgia, embora não a reconheçam e digam que não existe. Tem oração no início, tem louvor e adoração e tem pregação ou ensino da Palavra. Em alguma reunião tem até oferta para ajudar com aluguel ou ajuda a alguma pessoa ou instituição.

Conta com cerca de 10 a 12 milhões nesta condição hoje, no Brasil.

É formado por dois grupos principais que se sobressaem:

1- Desigrejados que estão decepcionados.

2- Desigrejados críticos ao sistema.

1- Desigrejados Decepcionados.

Decepção com alguma liderança ou com o pastor ou com a teologia aplicada (muitas vezes a da prosperidade, ou outra que não teve sucesso).
Fizeram campanhas e mais campanhas e viram só o pastor e mais alguns pouquíssimos se darem bem financeiramente.

2- Desigrejados críticos.

Não toleram serem chamados de Decepcionados ou feridos.

Dizem ter descoberto a verdade lendo as escrituras e alguns livros (de Desigrejados, é claro).

Se dizem Viver muito bem com JESUS fora do sistema religioso opressor. Se dizem até amigos de pastores e até fazerem visitas a igrejas de vez em quando.

São intelectuais, libertos, independentes.

Para esses o pastor é JESUS. Dízimo é coisa só do AT. EBD não precisa. Coral não existe. Ministério de louvor é coisa de homem. Pastor não tem que ganhar salário.

“O Senhor JESUS havia ensinado que estaria presente espiritualmente quando dois ou três se reunissem em nome dele (Mt 18.20). O Senhor também os ensinou a se reunirem para juntos comerem o pão e beber o cálice (Lc 22.17; 1Co 11.25-26 e 33). Os apóstolos haviam ensinado que eles deveriam se reunir para servir uns aos outros através dos dons espirituais (1Co 14.26).

O cristianismo foi legalizado (édito de Milão em 313 d.C. pelo imperador Constantino), os cristãos puderam sair das catacumbas e construíram os primeiros templos e catedrais onde podiam se congregar publicamente para, livremente, cultuar a DEUS. Antes já se congregavam, mas escondidos.

DESIGREJADOS: O QUE SÃO, NO QUE ACREDITAM, COMO SE REÚNEM, QUEM OS ENSINA?

O termo “desigrejado” refere-se ao grupo de evangélicos que se reúnem fora do sistema religioso convencional (denominações: igrejas com templos com pastores, bispos, diáconos, dízimos, etc.).

Desviado e desigrejado, qual a diferença?

Com exceção aos grupos ligados ao site DESIGREJADOS™, os restantes dos grupos que são assim denominados “desigrejados” acham que o termo é incorreto para representá-los. Para estes o termo “desigrejado” pode ser confundido com “desviados”.

Segundo eles, apesar de alguns terem saído de uma denominação religiosa evangélica, “desigrejado” não pode ser confundido com “desviado”, já que os “desigrejados”, continuam congregando, evangelizando, batizando, tomando a santa ceia, lendo a Bíblia, e crendo em JESUS, etc.

Existem pelo menos cinco pontos que todo grupo de desigrejado vai ensinar e seguir:

1-Proibição e repulsa a qualquer liderança eclesiástica formalmente instituída: pastores, bispos, presbíteros, diáconos, padres, etc.

2-Repulsa a templos destinados exclusivamente a religião (igrejas, sinagogas, etc.). As reuniões são sempre fora de templos, geralmente nas casas.

3-Posicionam-se radicalmente contra qualquer forma de contribuição monetária praticadas pelas igrejas denominacionais como doutrina bíblica a ser obrigatoriamente observada pelos membros (dízimo, ofertas, coletas, etc.).

4-Posicionam-se radicalmente contra qualquer forma de nomenclatura as congregações (placas de igreja, nome de grupos religiosos, etc).

5-Posicionam-se radicalmente a contra qualquer tipo de título alcançado através de estudos de Teologia Sistemática ou similar (não admitem certificados de teologia, escolas dominicais, missões, estudos bíblicos, etc.).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA