Lição 8 - A sutileza do enfraquecimento da identidade pentecostal III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº  8 – A SUTILEZA DO ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL

Texto: Atos 2.1-4; 1 Coríntios 12.7-11

Introdução: A doutrina do Batismo no Espírito Santo e o falar em línguas como sua evidência são um distintivo pentecostal mantido pela nossa igreja

I – O PENTECOSTES BÍBLICO

1- O Espírito prometido

1.1. O Antigo Testamento mostra a ação do Espírito Santo em diferentes momentos e sobre a vida de diferentes pessoas

. Assim vemos o Espírito do Senhor agindo sobre a Criação (Gn 1.2)

. Na vida de Bezalel (Êx 31.2,3)

. Gideão (Jz 6.34);

. Jefté (Jz 11.29

1.2. De uma forma mais específica, o Espírito de Deus sob o Antigo Pacto atuava sobre a vida de pessoas escolhidas para obras especiais;

. Dos sacerdotes, reis e profetas (Êx 28.41; 1Sm 16.14.; 1Rs 19.16).

1.3. No Antigo Testamento havia uma promessa do derramamento do Espírito de Deus sobre todos, e não apenas sobre pessoas escolhidas ou uma classe especial (Ez 36.26,27; Jr 31.31-34; J1 2.28)

2- O Espírito derramado.

2.1. No Novo Testamento, entretanto, é que as promessas a respeito da vinda do Espírito Santo têm cumprimento.

2.2. O profeta Joel profetizou a vinda do Espírito de uma forma copiosa (Jl 2.28)

. Cumpriu-se no Dia de Pentecostes (At 2.1-4)

. Foi derramado sobre toda a carne, sem distinção de sexo, raça ou idade

. A promessa de Deus é Universal

. Todos os que creem, e não apenas alguns escolhidos, podem ser revestidos pelo Espírito Santo.

. Todos poderiam cumprir a missão de proclamar a mensagem de seu Reino

II – O DISTINTIVO PENTECOSTAL DE NOSSA IGREJA

1- A atualidade dos dons espirituais.

1.1. Agostinho de Hipona (354-430) introduziu na igreja o erro doutrinário de que os dons haviam cessado.

. No entendimento dele, os dons existiram, mas, haviam sido restritos ao período apostólico.

. Esse ensino moldou:

. O catolicismo medieval

. Os reformadores da grande Reforma luterana

1.2. O Movimento Pentecostal surge posteriormente como resposta a esse desvio doutrinário.

. Os Pentecostais não somente creem que os dons estão vigentes na Igreja como os exercem.

. Nossa igreja emerge na história do reavivamento dos dons espirituais.

1.3. Na sua Declaração de Verdades Fundamentais de 1916, as Assembleias de Deus confessavam:

. Todos os crentes tem o direito de buscar o Batismo no Espírito Santo e com fogo.

. Com o Batismo no Espírito Santo vem revestimento de poder (Lc 24.49):

. Para a vida cristã

. Para o serviço cristão (At 1.4,8)

. Para a concessão dos dons espirituais (1Co 12.1-31)

. Para uso no trabalho do ministério

. A experiência do Batismo no Espírito Santo é distinta e subsequente à experiência do novo nascimento (At 10.44-46; 11.14-16; 15.7-9)

2- As línguas como evidência.

2.1. A Declaração de Fé das Assembleias de Deus de 1916 afirma que:

. “O batismo dos crentes no Espírito Santo é testemunhado pelo sinal físico inicial de falar em outras línguas conforme o Espírito de Deus lhes dá capacidade de falar (At 2.4).

. O falar em línguas neste caso é o mesmo em essência que o dom de línguas, mas diferente no propósito (1Co 12. 4-10, 28)

2.2. Nenhum pentecostal da primeira geração tinha dúvida quanto a isso. Pregavam com convicção essa doutrina

. William H. Durhan

. Gunnar Vingren

. Daniel Berg

2.3 O ensino dos dias atuais enfraquecendo essa doutrina

. Negam a doutrina das línguas como evidencia inicial do batismo no Espírito Santo

. Dizem que o falar em outras línguas, de fato, existe, contudo, não é para todos

. A sutileza é colocar dúvida nos corações e, assim, ninguém vai receber (Tg 1.6-8)

2.4. A doutrina das línguas como evidência inicial do Batismo no Espírito Santo é inegociável

III – MANTENDO A CHAMA PENTECOSTAL ACESA

1- Fidelidade às Escrituras.

1.1. Uma marca distintiva dos pentecostais era seu amor e fidelidade às Escrituras (cf. At 2.42).

1.2. Já foi dito que o Movimento Pentecostal surgiu em um contexto de reação ao liberalismo Teológico

. Eles pregavam o secularismo que negava a infalibilidade e inerrância das Escrituras.

. Para os pentecostais, a Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus.

1.3. O afrouxamento doutrinário e a consequente negação da atualidade dos dons Espirituais são marcas que mostram que segmentos do Movimento Pentecostal contemporâneo estão se distanciando da Palavra de Deus.

1.4. Todo desvio doutrinário, bem como toda heresia, existe por conta da negação ou acréscimo de alguma coisa às Escrituras.

1.5. Precisamos voltar às Escrituras

2- Exercício dos dons espirituais.

2.1. Os dons espirituais parecem ser raros entre os pentecostais

. Lembremos dos dias de Samuel (1Sm 3.1)

2.2. Não existe Movimento Pentecostal autêntico sem a prática dos dons espirituais

2.3. Não podemos rejeitar as verdadeiras manifestações do Espírito por temer as falsas manifestações.

Conclusão: Nesta lição vimos que o Movimento Pentecostal possui sólida fundamentação Bíblica.
Contudo, após um século do seu advento, o movimento passou a dar sinais de esfriamento. Não há dúvida de que o enfraquecimento doutrinário, e até mesmo desvios teológicos que negam a manifestação dos dons espirituais, está na gênese desse processo.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS