ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 8 – A SUTILEZA DO ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL
Nesta aula, veremos que o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo sobre os crentes no Dia de Pentecostes estabeleceu um novo tempo na relação de Deus com o homem.
Desde então, Seu Espírito não está disponível de forma restrita apenas para alguns escolhidos como se via na Antiga Aliança, e sim a todos os que creem no revestimento de poder do Alto, anunciado por Jesus no momento de sua ascensão (At 1.4,8).
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O PENTECOSTE BÍBLICO
Há várias promessas de Deus, no Antigo Testamento, do derramamento do seu Espírito sobre o seu povo, mas a principal é a que foi proferida pelo profeta Joel, uns oitocentos anos antes do advento de Cristo (Jl 2.28-32). […] No Novo Testamento, João Batista, o arauto de Jesus, foi homem cheio do Espírito Santo. Em todos os quatro Evangelhos ele confirma a promessa divina do batismo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.32,33; At 11.16). Em Marcos 16.17, Jesus declarou: “falarão novas línguas”. […] Em Lucas 24.49, Jesus denominou a promessa como “a promessa de meu Pai”. O batismo com o Espírito Santo foi o último assunto de Jesus aos seus, antes da sua ascensão (vv.50,51). Isso mostra que esse revestimento de poder do Alto é de inestimável relevância para o povo salvo.
Lemos, nas páginas no Antigo Testamento, que a ação do Espírito Santo no período veterotestamentário apresentava uma distinção dos nossos dias. Ou seja, na Antiga Aliança o Espírito Santo não habitava nas pessoas, mas sim atuava, de maneira específica, na vida de alguns escolhidos e selecionados para a realização de tarefas especiais.
Contudo, ainda nas páginas do Antigo Testamento, encontramos uma promessa direcionada aos tempos futuros, onde, o profeta Joel, apontou para um derramamento do Espírito Santo não apenas em alguns, mas sim, a partir do momento em que Ele fosse derramado, estaria disponível para “todo tipo de pessoa” (Jl 2.28 – NVT), apontando para o evento ocorrido no dia de Pentecostes.
Assim, observamos no texto de Atos 2 o cumprimento da profecia relatada em Jl 2.28,29, quando o Espírito Santo foi derramado por sobre os 120 que estavam perseverando unanimemente em oração. Por isso que o apóstolo Pedro verbalizou em seu primeiro sermão: “O que vocês estão vendo foi predito há tempos pelo profeta Joel” (At 2.16 – NVT). Em Atos 2 o Espírito foi derramado para habitar nos crentes e assim revesti-los de poder para o cumprimento da missão do Reino de Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA