ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 6 – A SUTILEZA DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS À FAMÍLIA
Texto: 2 Timóteo 3.14-17
Introdução: A Bíblia é a inspirada, a inerrante e a infalível Palavra de Deus. Por isso, não podemos relativizá-la.
I – A BÍBLIA E O ESPÍRITO DESTA ERA
1- A desconstrução
1.1. Temas que encontramos na literatura ou na mídia social
. 'A era do vazio'
. 'Pós-verdade'
. 'O fim das certezas'
. 'Cultura líquida'
. 'Desconstrução'
1.2. É o novo fenômeno cultural que impera na sociedade contemporânea, também denominado de 'pós-modernismo'
1.3. Pós-modernismo
. Ele se contrapõe ao cristianismo
. Ele destrói:
. A herança cultural da igreja
. O conjunto de valores éticos-morais e espirituais da igreja (Rm 12.2)
. A consequência disso tudo é a relativização das Escrituras (Is 5.20)
2- O Relativismo
2.1. No Relativismo
. Não há valores perenes ou absolutos
. Tudo é relativo
. Qualquer julgamento depende do ponto de vista de quem julga ou analisa
. Nesta perspectiva, a Bíblia representa apenas mais um ponto de vista dentre vários outros (cf. Hb 13.8)
2.2. O relativismo tem entrado na Igreja de forma sorrateira
. Não há parâmetro para dizer que é certo ou errado
II- A BÍBLIA E O POLITICAMENTE CORRETO
1- A criação de uma narrativa
1.1. Os fundamentos estão sendo derrubados, destruídos (Sl 11.3)
1.2. Trata-se de uma narrativa ardilosamente construída com o fim de desconstruir os valores cristãos e substituí-los por outros
. Cria-se uma narrativa ou história para se chegar a esse fim
. Surge o discurso do “politicamente correto”
. Acharam um modo de dizer o que é certo e errado
. Proíbem a leitura bíblica em espaços públicos (2Tm 3.12-14)
2- A Criminalização da opinião
2.1. Ao pensar de forma diferente a pessoa pode estar sujeita à censura.
. toda forma de pensar diferente dessa narrativa é criminalizada
. Quem pensa diferente deve ser execrado e, até mesmo, punido
. Há, portanto, uma ditadura da opinião
2.2. Não há espaço para os cristãos conservadores
2.3. O cristianismo, que no ocidente é a cultura majoritária, está sendo banido para a periferia, transformando-se numa contracultura (cf. Mt 10.22).
2.4. No mundo todo vemos sites cristãos conservadores sendo censurados e banidos.
III – A BÍBLIA E O OUTRO EVANGELHO
1- Uma nova metodologia (Gl 1.9)
1.1. O que é o outro Evangelho
. Ele surge como o politicamente correto
. Ele surge para ressignificar a Bíblia
. Diz que a Palavra de Deus precisa ser atualizada para falar a língua cultural
. Ele traz uma nova metodologia no processo interpretativo do texto bíblico
. É o leitor e não o autor bíblico que passa a ser mais importante
. Não importa o que o autor do texto bíblico disse, mas o que o leitor contemporâneo acha que está certo.
2- Novas teologias
2.1. Uma nova configuração teológica
. Esse “outro evangelho” também possui sua própria teologia
. Surge o “evangelho social” (cf. Jo 6.26)
. Dentro do contexto evangélico o velho marxismo ganha uma nova roupagem.
. Os relacionamentos homoafetivos são vistos a partir da perspectiva da denominada “teologia inclusiva”.
. Qualquer pensamento que destoe desse é considerado fascista, homofóbico e discurso de ódio.
. Isso explica a censura pública que muitos cristãos estão sofrendo.
IV – A BÍBLIA, SEMPRE ATUAL PALAVRA DE DEUS
1- Revelada por Deus.
1.1. a Bíblia é a revelação de Deus à humanidade (2 Pe 1.16-21).
1.2. Deus se revelou através das páginas da Bíblia (2 Tm 3.16,17).
1.3. Qualquer tentativa de “ressignificar” ou “atualizar” a Bíblia, fazendo com que ela se ajuste a essa cultura contemporânea, deve ser rejeitada é vista como uma heresia
1.4. A Bíblia não pode nunca ser ajustada à mentalidade de uma cultura caída e, portanto, afastada de Deus (Is 59.1-4)
1.5. Precisamos ter cuidado com que prega ‘outro evangelho’ (1Tm 4.1)
. O fim é afastar a humanidade da cruz de Cristo
2- Inspirada por Deus
2.1. A Bíblia tem origem em Deus e por Ele foi inspirada (2tm 3.15)
2.2. Jesus também ensinou que a Escritura é a inspirada Palavra de Deus (Mt 5.18).
2.3. Jesus afirmou que tudo quanto Ele disse é verdadeiro (Jo 5.19,30,31; 7.16; 8.26).
2.4. Ele falou da revelação divina ainda futura através dos apóstolos (Jo 16.13; cf. 14.16,17; 15.26,27).
2.5. Negar a inspiração plenária das Sagradas Escrituras, portanto:
. É desprezar o testemunho de Jesus Cristo (Mt 5.18; 153-6; Lc 16.17; 24.25-27,44,45)
. É desprezar o testemunho do Espírito Santo (Jo 15.26; 16.13; 1 Co 2.12,13; 1 Tm 4.1)
. É desprezar o testemunho dos apóstolos (2Tm 3.16; 2 Pe 1.20,21).
. Limitar ou descartar a sua inerrância é depreciar sua autoridade divina.
2.6. Na sua ação de inspirar os escritores pelo seu Espírito, Deus, sem violar a personalidade deles, agiu neles de tal maneira que escreveram sem erro (2Tm 3.16; 2 Pe 1.20,21; ver 1 Co 2.12,13)”
(Bíblica de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1882).
Conclusão: Vimos, portanto, nesta lição, que há toda uma narrativa com o propósito de desacreditar a Bíblia. Para os defensores desse novo modelo cultural, a Bíblia não passaria de um livro obsoleto, produto de uma época, e que, portanto, precisa ser atualizada. Em outras palavras, a Bíblia não seria mais relevante para essa geração. Dentro dessa nova forma de entender o texto, a Bíblia é que precisa de ajustes, e não o homem se ajustar a ela. Rejeitemos tais atitudes contra a Palavra.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS