Lição 7 - A sutileza da relativização da Bíblia IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 7  – A SUTILEZA DA RELATIVIZAÇÃO DA BÍBLIA

INTRODUÇÃO:

- Os falsos ensinos e o relativismo do movimento filosófico pós-modernista ensejam um ambiente extremamente propício para o avanço da teologia liberal, com suas muitas ramificações e tendências, cujo alvo principal é a perversão da santa fé evangélica. No Salmo 11.3, a palavra de Deus para Davi, assim se expressa: “Na verdade que já os fundamentos se transtornam: que pode fazer o justo?”. Nesses dias de ataques constantes à Palavra da Verdade (Ef 1.13; Cl 1.5; 2Tm 2.15; Tg 1.18), mais e mais os nossos apologistas cristãos e defensores da fé, tais quais nos primeiros séculos da história da Igreja, devem levantar com ousadia suas vozes para reafirmar os postulados da nossa santíssima fé em Cristo, seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, que assim escreveu: “...sabendo que fui posto para defesa do evangelho” (Fp 1.16). O propósito desta lição é também a defesa do evangelho contra os néscios da atualidade que foram enganados pelo “espírito de mentira” (1Rs 22.22; 1Tm 4.1,2).

I – TEXTO BÍBLICO

(2 Timóteo 3.14-17)

A TEOLOGIA LIBERAL – UM DOS INIMIGOS DA BÍBLIA SAGRADA E SEUS FUNDAMENTOS

II - PRESSUPOSTOS DA TEOLOGIA LIBERAL

1. A Bíblia como livro mitológico. Para os cristãos nascidos de novo, mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 2.8; Rm 1.16), a Bíblia Sagrada é a base de sustentação da fé. Contudo, quanto à Bíblia Sagrada, os mentores da teologia liberal, que se diz cristã, a) deixam claro que ela não é a revelação de Deus ao homem; b) não reconhecem a sua inspiração divina, colocando-a no mesmo nível de qualquer outro livro religioso, e c) não admitem a fé cristã, segundo o evangelho, como o único meio de acesso ao Pai mediante a obra vicária de Cristo no Calvário. Uma das heresias da teologia liberal é tratar a Bíblia como um livro mitológico. Eles consideram as narrativas bíblicas, inclusive a da Criação de todas as coisas, como mitos, fábulas, apenas contendo alguma verdade moral e não fatos literais, verídicos, insuspeitos e históricos. É como se fossem fruto da imaginação de alguém. As sagradas letras que Timóteo aprendeu, na sua infância, não eram mitos, mas a verdade divina, fidedigna e salvífica (2Tm 3.14,15). A fidelidade, a autenticidade, a unidade, a precisão e a inerrância da Bíblia como a Palavra de Deus são perfeitas e assombrosas. Comparar, por exemplo, Is 7.14; 9.6 com Mt 1.22,23; Lc 7.20-22.

2. A negação dos milagres bíblicos. Outro pressuposto da teologia liberal é negar a autenticidade dos milagres bíblicos, como se seus promotores tivessem permissão para se intrometerem nas coisas de Deus. Quem é o homem para assim fazer? Ver Sl 104.29. Os teólogos modernistas, juntamente com seus estudantes e admiradores, rejeitam os feitos sobrenaturais de Deus por não terem fé em Deus e de Deus; negam a própria Bíblia e até o Criador. Quanto a nós, tranquila e alegremente, cremos que Deus existe e criou o Universo, com seus inumeráveis sistemas funcionando numa sintonia lógica e perfeita que nenhum homem jamais poderia conceber. Além disso, Ele sustenta o Universo criado e interfere no mesmo produzindo os eventos sobrenaturais e miraculosos descritos na Bíblia. Os milagres divinos, tal como registrados nas Escrituras, cumprem os desígnios de Deus através da história e são o testemunho eloquente e revelador de que nada acontece por acaso, evidenciando ao mesmo tempo a soberania divina como um dos infinitos atributos do Criador. Tudo obedece ao seu querer e aos seus propósitos (Sl 119.91), inclusive o universo humano (Mt 10.29,30).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES