Lição 7 - A sutileza da relativização da Bíblia VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº  7  – A SUTILEZA DA RELATIVIZAÇÃO DA BÍBLIA

Nas lições anteriores, tratamos a respeito da oposição humanista contra os valores bíblicos observados pela Igreja. Nesta lição, veremos em que consiste as sutilezas de Satanás na relativização das Escrituras Sagradas. As investidas de Satanás são aplicadas a diversas áreas da sociedade, como a política, a educação, a família e, obviamente, a própria religião. Esses setores da sociedade são alvos contínuos de inversão de valores na tentativa de desconstruir das relações humanas os princípios tradicionais que ascendem do Cristianismo.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A BÍBLIA E O ESPÍRITO DESTA ERA

Aqueles que não possuem uma busca constante pela renovação de suas mentes através do poder da Palavra de Deus, procuram, frequentemente, encontrar argumentos para justificar os seus desejos pecaminosos, a fim de tentarem fundamentar seus atos ao se apegar em afirmações vazias de mentes destruídas pela manipulação do pecado. Foi nesse ambiente que encontramos o pensamento de desconstruir verdades para que possam afirmar suas posições.

Como já apresentamos no subsídio anterior, o filósofo Jaques Derrida comentou que “nenhum discurso se mantém de pé se conseguirmos desmontar os seus significados originais”. Assim, uma grande campanha de desconstrução, buscando causar uma confusão de mentes através de uma contestação das verdades bíblicas, vem surgindo e crescendo no presente século.

Quando se apresenta um novo modelo de enxergar o mundo, distorcendo aquilo que temos como verdades expostas pela Palavra de Deus, cresce o perigo de que as massas sejam influenciadas por interpretações manipuladas e tendenciosas daquilo que realmente é a verdade divina para a humanidade. E esse ataque surge, nos últimos tempos, contra a Bíblia Sagrada, tentado relativizar os seus ensinos.

O relativismo é a concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo, nem absoluto, por depender de contingências e condicionamentos. Sob esta ótica, caem por terra os princípios da ética e da verdade. O relativismo moral tem sido utilizado pelos ditadores para destruir os princípios da liberdade e da fé em Deus.

O relativismo é perigoso e astuto, e os grupos ideológicos têm se fundamentado nele para confrontar o verdadeiro ensino bíblico. Precisamos ter cuidado com o espírito desta era, que vem camuflado numa falsa aparência de querer fazer o bem.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA