Lição 5 - A sutileza do materialismo e do ateísmo VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº  5  – A SUTILEZA DO MATERIALISMO E DO ATEÍSMO

O materialismo e o ateísmo são investidas sutis do Inimigo de nossas almas na tentativa de impor na sociedade o pensamento de que a religião tornou-se desnecessária. A ideia de que tudo quanto é preciso para a subsistência do homem se encontra na matéria existente acha lugar na perspectiva de que não há um Deus Criador. Por conseguinte, se não há Deus, também não é preciso submeter-se a preservar crenças e práticas religiosas que ditam valores morais à sociedade. Essas ideias têm como finalidade desconstruir na sociedade a influência da fé cristã. Satanás sabe que uma sociedade distante dos valores da Palavra de Deus é o caminho para a destruição da família, da ordem pública e, principalmente, da possibilidade de reconciliação do homem com Deus mediante a fé em Jesus Cristo (2 Co 5.19; Rm 5.10).

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

COMPREENDENDO O MATERIALISMO E O ATEÍSMO

O materialismo é a “doutrina que ensina ser a matéria a realidade última do Universo. É a negação sistemática das realidades Espirituais”2. Esse pensamento prega que não existe uma realidade espiritual, e, por conseguinte, a inexistência de necessidade do ser humano buscar uma religião.

O materialismo pode ser encontrado e entendido de duas formas:

Materialismo Dialético: Doutrina básica do marxismo, segundo a qual o mundo não pode ser considerado um complexo de coisas acabadas, mas de processos, nos quais tudo está em contínuo movimento, gerado pelas mudanças qualitativas que se originam do aumento de fatores quantitativos. Noutras palavras: a realidade última do Universo é a matéria, não havendo, nele, por conseguinte, lugar para as coisas espirituais.

Materialismo Histórico: Doutrina marxista segundo a qual o modo de produção da vida material condiciona, decisivamente, todos os processos da vida social, política e espiritual.

Em suma, o objetivo do materialismo é incutir na mente humana que não existe a necessidade de uma busca espiritual baseada nas Sagradas Escrituras, afirmando assim a inexistência de milagres e operação de milagres, por afirmar que tudo isso se trata de uma mera superstição infundada do pensamento humano voltado para o seu emocional.

Acompanhando o materialismo, o ateísmo apresenta-se como verdade absoluta quanto a explicação dos assuntos espirituais. O ateísmo é a “doutrina que nega, de maneira sistemática e persistente, a existência de Deus. É também uma atitude que prescinde da ideia de um Ser Supremo, quer do ângulo teórico, quer do prático. O ateísmo é ainda a condição do homem que descarta a realidade do Único e Verdadeiro Deus (Rm 1.28)”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA