Lição 8 - A sutileza do enfraquecimento da identidade pentecostal I e Apêndice nº 1 – A sutileza da acomodação

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO - As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Cristo

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES DA COSTA GOMES

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº  8 – A SUTILEZA DO ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos ataques contra a Igreja de Cristo, veremos a sutileza do enfraquecimento da identidade pentecostal.

- A perda do fervor pentecostal é uma arma contra a evangelização do mundo e do crescimento espiritual da Igreja.

I – O QUE É AVIVAMENTO

- Avivamento é o ato de “tornar ou tornar-se mais vivo, reanimar ou reanimar-se, despertar, tornar-se mais forte, mais intenso, aumentar, intensificar-se, tornar-se mais nítido, destacar-se, tornar-se mais ativo (diz-se de fogo, brasa etc.), tornar mais ágil, apressar” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Como se pode, pois, observar, quando se fala em avivamento se está a falar de um estágio posterior ao de viver. Só pode ser avivado quem já está vivo e é por isto que este termo foi utilizado pelos pentecostais para se referir ao estágio espiritual posterior à conversão, para o apossamento das bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef.1:3).

- A única vez que o termo aparece na Versão Almeida Revista e Corrigida é em Hc.3:2, onde o profeta, no início da sua oração que finaliza o seu livro, faz um pedido ao Senhor, depois de ter ouvido a Sua Palavra e temido: “Aviva, ó Senhor, a Tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira, lembra-Te da misericórdia”. “Aviva”, aqui, é tradução da palavra hebraica “chayah”, cujo significado é “viver, fazer viver, manter vivo, viver prosperamente, viver para sempre, sustentar a vida, ser rápido, ser restaurado para a vida ou para a saúde”. A Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) usa a palavra “katenoesa"(κατενόησα) cujo significado é “observar”, “reparar”, “contemplar”, “perceber”.

OBS: A Nova Versão Internacional traduziu “aviva” como “realiza de novo”, enquanto a Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz a palavra por “Faze agora, no nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado”. A Tradução Ecumênica Brasileira traduz o termo por “vivam teus atos”, com nota em que afirma que o significado da expressão é “faze viver”, lembrando aqui a Edição Pastoral, que utiliza a expressão “faze-a reviver”, que também é seguida tanto pela Versão dos Monges de Mardesous segundo o Centro Bíblico Católico como pela Bíblia de Jerusalém. A Versão do Padre Antonio Pereira de Figueiredo traduz a palavra por “vivifica”. Já a Bíblia Viva, fugindo bem do significado, traduz o termo por “ajude-nos novamente nesta hora em que tanto precisamos de ajuda”. Mantém a mesma tradução da Versão Almeida Revista e Corrigida, as seguintes versões: Almeida Fiel e Corrigida, Almeida Atualizada, Bíblia na Linguagem de Hoje, Tradução Brasileira e Edição Contemporânea de Almeida.

APÊNDICE Nº 1 – A SUTILEZA DA ACOMODAÇÃO

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre, falaremos a respeito de uma sutileza de Satanás, a ociosidade, que faz com que muitos servos do Senhor deixem de realizar a obra de Deus.

- A ociosidade é uma armadilha satânica para nos levar ao fracasso

I – A VIDA CRISTÃ É UMA VIDA DE SERVIÇO

- Neste trimestre, temos estudado os ataques contra a Igreja de Cristo, os dardos inflamados que o inimigo tem lançado contra os servos do Senhor, buscando matar aqueles que obtiveram a vida eterna e estão caminhando para os céus.

- Em apêndice ao trimestre, vamos tratar de uma armadilha que não foi cuidada especificamente nas lições, que é o que denominamos de “sutileza da acomodação”, que nada mais é que a ociosidade, o convencimento feito pelo diabo para que os servos de Jesus não realizem a obra de Deus.

- O apóstolo Paulo, no introito da sua primeira carta aos tessalonicenses, que muitos consideram ter sido a sua primeira epístola, e não só isto mas também o primeiro livro inspirado do Novo Testamento a ser escrito, faz uma interessante do que é a vida cristã, ao dizer que os crentes de Tessalônica haviam se convertido dos ídolos a Deus para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a Seu Filho, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura (I Ts.1:9,10).

- Nesta síntese, o apóstolo nos mostra claramente que a vida cristã se inicia com a conversão, prossegue com o serviço e tem seu ápice na glorificação, no dia do arrebatamento da Igreja.

- No domingo da ressurreição, assim que o Senhor Jesus Se apresentou aos discípulos, tomou três providências. Enviou-lhes para dar prosseguimento à Sua obra deu-lhes o Espírito Santo e autoridade sacerdotal (Jo.20:21-23).

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 8 - A sutileza do enfraquecimento da identidade pentecostal - Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 3T2022_L8_esboço_caramuru.pdf
Size: 447.52 KB
Slides da Lição 8 - A sutileza do enfraquecimento da identidade pentecostal - Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 3T2022_L8_slides_caramuru.pdf
Size: 854.46 KB
Esboço do Apêndice 1 – A sutileza da acomodação - Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 3T2022_Ap1_esboço_caramuru.pdf
Size: 460.31 KB
Slides do Apêndice 1 – A sutileza da acomodação - Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 3T2022_Ap1_slides_caramuru.pdf
Size: 889.87 KB