Adultos

Lição 8 - Sendo verdadeiros VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 8 – SENDO VERDADEIROS

Qual deve ser a motivação do seguidor de Jesus quando ele oferta para ajudar o outro ou a obra de Deus? Ao longo dos temas anteriores, você certamente já percebeu que o Sermão do Monte trata de maneira cabal a respeito da vida interior do seguidor de Jesus. Ele toca no cerne que ninguém é capaz de tocar. Por isso, na lição dessa semana é preciso levar os alunos a questionarem: a motivação que eles têm é pura, honesta, reta? Ela passa pelo crivo do Sermão do Monte? Ou o que se esconde por trás das ações é o egoísmo, as vantagens próprias? Esse é o ponto crucial que o Sermão do Monte, mas especificamente Mateus 6.1-4, trata.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O ATO DE DAR ESMOLAS E A HIPOCRISIA

O Sermão do Monte, no capítulo 6 em seus quatro primeiros versículos, apresenta um problema que não estava restrito apenas aos dias de Cristo: a glorificação pessoal por um feito benevolente. Muitos que entregavam suas esmolas aos mais necessitados assim faziam com a finalidade de buscar glória para si, para que muitos os aplaudissem pelos seus feitos. Cristo intitula-os como “hipócritas”.

O termo “hipócrita” é usado para descrever pessoas que praticavam boas ações não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glórias diante dos homens. Suas ações eram boas, mas a motivações não. A vanglória será a única recompensa dos hipócritas, mas Deus recompensará os que são sinceros em sua fé.

Em linhas gerais, o termo estava diretamente empregado a alguém que interpretava, encenava, demonstrava algo que não era condizente com a sua realidade. O hipócrita era, na verdade, um “caçador de recompensas humanas” que fingia e criava uma imagem para ser vista diante dos homens, com uma aparência agradável e de louvor, contudo, sua intenção é totalmente oposta ao que aparentava ser.

Por isso que Cristo condena veementemente essa prática. Suas palavras aos seus ouvintes dizendo: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles" (Mt 6.1). Não devemos buscar a glorificação pessoal em nossas ações, mas sim glorificar a Deus em todas as coisas. Devemos ser verdadeiros e honestos em tudo, desde em nossas palavras em oração até a nossa oferta de amor para ajudar uma pessoa necessitada.

O discípulo de Cristo não pode viver como um hipócrita ou desenvolver um papel de um ator. Paulo condena essa atuação e ensina que esse tipo de procedimento não acarreta nenhuma vantagem (Gl 2.13). Antes, o cristão deve viver de modo verdadeiro, puro, genuíno e sem qualquer prejuízo (Rm 12.9; 1Tm 1.5; Tg 3.17)3.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.