ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo
COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 7 – NÃO RETRIBUA PELOS PADRÕES HUMANOS
Texto: Mateus 5.38-48
Introdução: O cristão não deve guardar rancor e nem buscar vingança. Antes, deve vencer o mal com o bem. Dessa forma, ele demonstra que verdadeiramente teve o seu caráter transformado por Cristo.
I – A VINGANÇA NÃO É NATUREZA DO REINO
1- A Lei de Talião.
1.1. A Lei de Talião, olho por olho, dente por dente (Mt 5.38)
. É o castigo dado ao culpado, fazendo-o sofrer o mesmo mal que causou à vítima (Êx 21.24; Lv 24.20; Dt 19.21)
. Esse era o princípio da justiça visto na Lei de Moisés.
. Com isso em prática colocava-se um limite no agressor.
. Ajustava o castigo ao crime
. Essa lei de Talião se tratava de uma norma para os tribunais civis, que no seu propósito desejava que em particular a pessoa jamais praticasse a vingança
. Nessa lei, quando uma pessoa sofresse algum dano, era comum que ela desejasse que a justiça fosse feita e que os tribunais administrassem a devida punição (Lv 24.14; Dt 19.15-21).
1.2. Os fariseus fizeram uma má interpretação desta lei, usando-a com o propósito de justificar a vingança a retribuição pessoal, descaracterizando-a do seu real objetivo, isso porque em momento algum a Lei de Moisés defendia a busca pela vingança, mas eles a citavam buscando destruir o seu significado real (Mt 15.3,6).
1.3. De acordo com o Comentário Devocional da Bíblia:
. “O princípio de ‘olho por olho’ no Antigo Testamento estabelecia limites da retribuição que uma pessoa podia exigir. Se alguém lhe ofendesse lhe custasse a visão de um olho, você não poderia, por exemplo, tirar-lhe a vida de maneira justificável. Tudo que você poderia reivindicar seria tirar-lhe a visão de um olho.
1.3. A Bíblia proíbe terminantemente a vingança pessoal (Lv 19.18; Pv 20.22; 24.29)
2- O cristão e a vingança.
2.1. Jesus ensina que, em vez de tentar se vingar dos outros que o prejudicaram, faça o bem a eles.
. Faça o bem revelando valores e atitudes benéficas (Sl 37.27)
. Ao fazer o bem, você revela que essa é a justiça excelente do Reino de Jesus Cristo
2.2. A vingança não pertence ao crente, mas, a Deus (Rm 12.19; Hb 10.30; Dt 32.35,36)
. Ele há de julgar os pecados da humanidade tomando vingança de tudo (At 17.31; At 10.42; Rm 2.16; 14.10).
II – O AMOR É A EXPRESSÃO NATURAL DO REINO
Para falar da lei do amor desenvolvida por aqueles que fazem parte do seu Reino, Jesus fez uso de quatro ilustrações que estão presentes na vida cotidiana para mostrar como se deve resistir ao mal. Vejamos:
1- Virar a outra face.
1.1. Geralmente é um insulto recebido por alguém que foi ferido na face
. A primeira reação é agir com as mesmas armas do ofensor (Gl 5.26)
. Tal atitude complica mais ainda (Gl 5.15)
1.2. Um cristão cheio de amor, não terá atitudes de ódio, desamor e vingança (1Jo 4.8)
1.3. Quem tem amor, tem perdão, brandura e tolerância (Ef 5.21)
1.4. Duas visões acerca da vingança:
. No mundo é sinal de coragem, atitude de quem é forte
. Na Igreja a vingança é atitude de quem é fraco
1.5. Ao dar a outra face, você desarma o ofensor (1Pe 3.16)
2- Arrastar para o tribunal.
2.1. Na questão é judicial, quando alguém ameaça uma pessoa que está lhe devendo busca tirar dela uma peça importante do seu vestuário para pagar uma dívida contraída que não foi paga
2.2. Jesus ensina que a pessoa devia deixar levar até a túnica
. A túnica servia como cama (Êx 22.26,27; Dt 24.12,13; Am 2.8).
2.3. É sempre melhor fazer concessões do que persistir em uma batalha judicial desagradável
3- Obrigar a fazer algo.
3.1. Em Mateus 5.41 trata de uma convocação feita por uma autoridade, que força alguém ao serviço.
. Ilustração: Simão Cirineu, que foi obrigado a carregar a cruz de Jesus (Mt 27.32).
. O que é mais forte, por força da hierarquia, pode obrigar sem respeitar a vontade alheia.
. Quando alguém anda a primeira milha, geralmente o faz como obrigação.
. Para caminhar voluntariamente a segunda, só o faz quem tem uma nova vida aos ensinos divinos gravados em seu coração.
3.2. Tudo na vida é uma nova jornada porque se faz com Cristo e é abençoada
. A jornada do casamento
. A jornada do trabalho
4- Fazer alguma coisa por alguém
4.1. Jesus revela que o verdadeiro cristão se compadece e ajuda o necessitado (Pv 31.20)
. O cristão ajudará o necessitado sem murmuração ou má vontade (Fp 2.14)
. Com uma atitude generosa, emprestará sem querer algo de volta (Sl 37.25-26)
4.2. Essas manifestações são verdadeiros atos de bondade (Dt 15.8,10; Pv 19.17; Lc 6.30,35)
III – BUSCANDO A PERFEIÇÃO DE CRISTO
1- Uma justiça mais elevada.
1.1. A exigência de Mateus 5.43-48 revela uma justiça muito elevada, incompatível com a natureza humana caída.
1.2. O Sermão do Monte é taxativo: Em vez de planejar vingar-se, ore por aqueles que o magoam (1Tm 2.8).
2- O amor mais perfeito
2.1. ‘Amar’ (Gr: agapáo)
. Amor que sabe receber com alegria
. Amor que sabe acolher
. Amor que sabe amar ternamente
. Amor que está satisfeito com as coisas
2.2. É o amor que só está no crente porque foi derramado por Deus no seu coração (Rm 5.5).
2.3. ‘Amor’ (Gr: Ágape)
. Amor inteligente
. Amor que compreende as dificuldades
. Amor que se esforça para libertar o inimigo do seu ódio
. Ilustração: Amor de Deus por todos os pecadores (Jo 3.16)
3- Perfeitos como o Pai.
3.1. Parece inatingível o que Jesus elucidou: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está no céu” (Mt 5.48)
. Pela expressão sede perfeitos, o que se entende é que Jesus a limitou dentro do próprio contexto em relação ao amor: o amor de Deus é completo, Ele não exclui nenhum grupo, todos são objetos do seu amor. (Mt 5.45-46)
. Assim como Deus ama a todos, o cristão também deve amar, ou seja, tomar como medida a perfeição padrão e absoluta de Deus, na qual se baseia para viver o amor nessa vida em relação ao seu próximo (1Jo 2.5; 4.12).
3.2. Em Cristo, podem dizer “sim” para o fruto do Espírito, que inicia com o “amor”, e “não ” para as obras da carne (Gl 5.22)
Conclusão: Aprendemos com essa passagem bíblica que Jesus nos chama para viver nesse mundo como seus discípulos em um novo estilo de vida, como também novos recursos espirituais para vencer qualquer inimigo pessoal. A base firme para tudo isso é o amor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS