Lição 8 - Sendo verdadeiros I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 8 – SENDO VERDADEIROS

INTRODUÇÃO

- Na continuação do estudo do sermão do monte, veremos o início da análise que Cristo faz da vida relacional do cristão.

- A verdade deve nortear a conduta do cristão.

I – A VIDA RELACIONAL DO DISCÍPULO DE JESUS

- Depois de fazer a comparação entre a Sua doutrina e a lei de Moisés na interpretação que era dada pelos escribas e fariseus, o Senhor Jesus como que faz um desdobramento de Sua argumentação, demonstrando como deve se comportar o Seu discípulo em relação ao próximo e a Deus.

- O discípulo de Jesus é sal da terra e luz do mundo e, portanto, por estar no mundo, deve se relacionar tanto com Deus quanto com o próximo. O critério de seu relacionamento é o amor, já que está em comunhão com o Senhor, que é amor (I Jo.4:8).

 

APÊNDICE Nº 1 – OS AIS DO SERMÃO DA PLANÍCIE

Texto áureo

“Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!” (Lc.6:26).

INTRODUÇÃO

- O discípulo de Jesus não tem por objetivo as coisas terrenas.

I – O SERMÃO DA PLANÍCIE

- Em meio ao estudo do sermão do monte, registrado nos capítulos 5, 6 e 7 do evangelho segundo Mateus, pareceu-nos oportuno, a título de apêndice ao trimestre, trazer um aspecto do “sermão da planície” que não se encontra no sermão do monte.

- Denomina-se “sermão da planície”, o sermão de Jesus registrado no capítulo 6 do evangelho segundo Lucas, a partir do versículo 17, logo após a eleição dos doze apóstolos, que contém boa parte dos ensinos constantes do sermão do monte. Verdade é que neste sermão não se encontra todo o conteúdo do sermão da montanha, o que se encontra registrado no capítulo 11, nos seus quatro primeiros versículos, quando se fala da oração dominical e, por fim, no capítulo 12, entre os versículos 4 e 12 e, depois, 22 a 33, quando fala a respeito do relacionamento dos Seus discípulos com os bens materiais.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço da Lição 8 - Sendo verdadeiros – Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 2T2022_L8_esboço_caramuru.pdf
Size: 394.09 KB
Slides da Lição 8 - Sendo verdadeiros – Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 2T2022_L8_slides_caramuru.pdf
Size: 875.41 KB
Esboço do Apêndice 1 – Os ais do sermão da planície – Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 2T2022_AP1_esboço_caramuru.pdf
Size: 537.94 KB
Slides do Apêndice 1 – Os ais do sermão da planície – Pr. Caramuru Afonso Francisco
Filename: 2T2022_AP1_slides_caramuru.pdf
Size: 884.66 KB