Adultos

Lição 12 - As epístolas instruem e formam os cristãos VI

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 12 – AS EPÍSTOLAS INSTRUEM E FORMAM OS CRISTÃOS

Talvez, as cartas sejam os documentos mais familiares para nós. Embora estejamos no período das redes sociais que revolucionaram a comunicação escrita, é bem verdade que a carta ainda tem muita referência entre nós. Por isso, diferentemente de outros gêneros textuais da Bíblia, nos identificamos muito com as cartas do Novo Testamento.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

COMO AS EPÍSTOLAS PAULINAS INSTRUEM

Paulo foi um dos maiores escritores do Novo Testamento (falando acerca da quantidade de livros escritos). Ele abordou temas bases das doutrinas bíblicas com clareza, assuntos que são fundamentos para a orientação e ensino da fé cristã, destacando a sua grande ênfase à soteriologia (salvação), Cristologia (Cristo), escatologia (últimas coisas) e assuntos de orientação pastoral.

Paulo, tratando acerca dos aspectos relacionados à salvação, foi enfático: a salvação é somente pela graça, através da fé no Cristo crucificado e na sua obra redentora. Ninguém será salvo por suas obras ou por sua religiosidade. Somente o ato gracioso de Deus em enviar o Seu Filho amado para morrer pela humanidade tem o poder de libertar o homem da condenação eterna pelo pecado. Paulo deixou claro isso em suas cartas.

Sobre a Cristologia o apóstolo apresenta claramente como hoje estamos unidos a Cristo em um só corpo. A igreja está unida com Cristo em Deus, morta para os pecados e para o mundo, e ressuscitada com Cristo (Cl 2.13-15; 3.1,2). Em suma, Cristo é tudo em todos, Ele é a suficiência para todo cristão (Cl 3.11).

Nos aspectos escatológicos referentes ao arrebatamento da igreja, o apóstolo Paulo foi aquele que escreveu e tratou mais claramente no texto Sagrado. Ele apresenta que a igreja não foi destinada ao tempo do derramar a ira (1 Ts 5.9), pois Cristo a livrará (1 Ts 1.10) através do arrebatamento da igreja (1 Ts 4.16,17).

Por fim, encontramos Paulo destinando instruções à pastores e uma carta à Filemon. Ele instruiu os jovens pastores a permanecerem firmes apresentando a verdade do evangelho e à sã doutrina, abolindo e refutando os ensinos dos falsos mestres. E sobre Filemon o tema aborda outro motivo: o perdão. O assunto gira em torno de Onésimo, um escravo fugitivo que Paulo converteu ao evangelho na prisão (Fm 10). Paulo aconselha a acolher Onésimo com brandura e apreço, e ainda se dispõe a pagar todo o prejuízo causado (Fm 17,18). O apóstolo ensina que o transgressor arrependido deve ser recebido não como servo, mas como irmão amado (Fm 16).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.