ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA:DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – AS EPÍSTOLAS INSTRUEM E FORMAM OS CRISTÃOS
...
EPÍSTOLA - Dicionário Bíblico Wycliffe
No uso geral, o termo epístola refere-se à correspondência escrita, seja particular ou pública. Este uso amplo incluiria as cartas do AT, embora elas não sejam chamadas especificamente de epístolas (2 Sm 11.14,15; 1 Rs 21.8-11; Ed 4.11- 22; Jr 29,1-29).
No NT o termo gr. epistole ocorre 24 vezes e é a designação de 21 dos escritos do NT. Destes, 13 são da pena de Paulo e sete ou oito. dependendo se Hebreus está incluído ou não são classificados como epístolas gerais ou universais. As 13 cartas de Paulo são geralmente divididas em quatro grupos, escatológicas (1 e 2 Tessalonicenses), soteriológicas (Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas), da prisão (Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom) e pastorais (1 e 2 Timóteo, Tito). As epistolas não-paulinas têm sido chamadas de universais (ou católicas) porque eram supostamente gerais quanto ao seu destino. Isto, porém, não é uma designação exata no caso de Hebreus, e de 2 e 3 João, que foram enviadas para pessoas e grupos específicos. Em geral, as epístolas do NT seguem a forma padrão das cartas antigas, como pode ser visto pelo estudo da extensa correspondência em papiros que foi preservada. A ordem epistolar usual era: nome do escritor e destinatários, saudação, oração ou desejo de bem-estar dos leitores, corpo da carta e saudações finais.
Alguns, seguindo a sugestão de A. Deissmann, têm feito uma distinção entre cartas e epístolas. As cartas seriam pessoais, com trechos não-literários sem a intenção de uso permanente, ao passo que as epístolas seriam impessoais, com trechos literários, escritas para um público mais geral e com a intenção de permanência. Outros têm corretamente insistido que esta distinção é demasiadamente sofisticada e simplificada. A maioria das epístolas do NT combina elementos tanto de carta como de epístola, conforme distinguido por Deissmann. A correspondência do NT foi, em sua maior parte, escrita em resposta a cartas ou palavras pessoais com relação a problemas ou necessidades que exigiram um tratamento por parte de alguém que tivesse autoridade apostólica. D. W. B.
PROVÁVEL ORDEM CRONOLÓGICA DO NOVO TESTAMENTO
1 Tessalonicenses................................................. 51 d.C.
2 Tessalonicenses................................................. 52 d.C.
1 Coríntios............................................................ 56 d.C.
2 Coríntios............................................................ 57 d.C.
Gálatas................................................................. 57 d.C.
Romanos............................................................... 58 d.C.
Mateus.................................................................. 60 d.C.
Efésios.................................................................. 61 d.C.
Tiago..................................................................... 61 d.C.
Filipenses.............................................................. 62 d.C.
Colossenses........................................................... 62 d.C.
Filemom............................................................... 62 d.C.
Lucas.................................................................... 63 d.C.
Hebreus................................................................ 63 d.C.
Atos dos apóstolos............................................... 63 d.C.
1 Timóteo............................................................. 64 d.C.
1 Pedro................................................................. 64 d.C.
Tito....................................................................... 65 d.C.
Marcos.................................................................. 65 d.C.
2 Pedro.............................................................. 64/5 d.C.
2 Timóteo............................................................. 67 d.C.
Judas.................................................................... 70 d.C.
João (Evangelho)................................................. 85 d.C.
1 João................................................................... 90 d.C.
2 João................................................................... 90 d.C.
3 João................................................................... 90 d.C.
Apocalipse............................................................ 96 d.C.
EPÍSTOLAS GERAIS - Dicionário Bíblico Wycliffe
Sete cartas do NT - Tiago; 1a e 2a Pedro; 1a, 2a e 3a João e Judas - são assim chamadas porque não contêm destinatários específicos (note o contraste com as epístolas paulinas). A descrição “sete epístolas universais” (isto é, com destino indefinido e abrangente) foi dada pela primeira vez por um patriarca da igreja, Eusébio (Ecel. Hist, II, 23-25). No entanto, mesmo uma leitura superficial das cartas mostra que elas não são todas verdadeiramente “gerais” -1 Pedro foi destinada a províncias específicas na Ásia Menor; 3 João foi enviada a um certo Gaio; e 3 João a uma igreja local ou a um indivíduo.
Não houve uma pronta aceitação destas cartas na igreja primitiva. No século IV, Eusébio afirmou que a maioria delas eram discutidas, embora tenham sido incluídas em várias listas e manuscritos importantes do NT no mesmo século. Algumas delas, especialmente 2 Pedro e Tiago, têm sido contestadas de um modo ou de outro em várias ocasiões até o dia de hoje. (Para detalhes veja Cânon das Escrituras - NT.).
No que diz respeito às ênfases maiores, Tiago e 1 Pedro tratam do problema do sofrimento (veja, por exemplo, Tg 1.2-4; 5.4-11; 1 Pe 1.6,7; 2.18-20; 3.14-17; 4.12-16). Na verdade, as palavras “sofrer” ou “sofrimento” aparecem pelo menos 15 vezes somente em 1 Pedro. As outras cartas refletem o crescimento do falso ensino e como a igreja primitiva se opôs a ele (veja 2 Pe 2.2,3; 3.1-7; 1 Jo 1.6- 10; 2.22,23; 4.1-6; Jd 3,4). W. M. D.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA