Lição 11 - Lucas-atos: o modelo pentecostal para hoje VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 11 – LUCAS-ATOS: A MENSAGEM PENTECOSTAL PARA HOJE

Muitos estudiosos sérios das Escrituras consideram que os livros de Lucas e Atos são uma unidade, elaborados numa perspectiva de continuidade. Lucas deixa isso claro em Atos 1.1: “Escrevi o primeiro livro [Evangelho de Lucas] […]”. Agora ele escreve o segundo: Atos dos Apóstolos. Esse entendimento já se faz presente na Hermenêutica Pentecostal.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO

Em comparação com os outros evangelistas sinóticos, Lucas fornece as mais numerosas referências ao Espírito Santo: Marcos tem seis referências, Mateus tem doze referências, e Lucas tem dezessete referências. É significativo que, com poucas exceções de menor importância, todas as referências ao Espírito Santo em Marcos e em Mateus são paralelas em Lucas. De maior significado é que muitas referências ao Espírito Santo em Lucas não têm paralelo em Marcos ou Mateus […] Essa concentração de referências ao Espírito Santo no Evangelho de Lucas demonstra que o Espírito é histórica e teologicamente de maior interesse para Lucas do que para os outros evangelistas.

Lucas expõe em seu evangelho a atuação do Espírito Santo no ministério de Cristo desde o Seu nascimento até a Sua morte, ressurreição e ascensão. No corpo desse escrito verificamos a atenção especial que Lucas dá ao Espírito Santo, bem como mostrando que Ele capacitou a Cristo a desempenhar a Sua missão.

Lucas apresenta uma grande ênfase na importância e proeminência do Espírito Santo na vida de Jesus e do seu povo (Lc 1.15,41,67; 2.25-27; 4.1,14,18; 10.21; 12.12; 24.49)4. O próprio Jesus ao ler o texto descrito em Isaias afirmou que o Espírito estava sobre Ele, destacando os feitos que realizara por causa dessa unção (Lc 4.18,19).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA