ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 11 – LUCAS-ATOS: A MENSAGEM PENTECOSTAL PARA HOJE
Muitos estudiosos sérios das Escrituras consideram que os livros de Lucas e Atos são uma unidade, elaborados numa perspectiva de continuidade. Lucas deixa isso claro em Atos 1.1: “Escrevi o primeiro livro [Evangelho de Lucas] […]”. Agora ele escreve o segundo: Atos dos Apóstolos. Esse entendimento já se faz presente na Hermenêutica Pentecostal.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO
Em comparação com os outros evangelistas sinóticos, Lucas fornece as mais numerosas referências ao Espírito Santo: Marcos tem seis referências, Mateus tem doze referências, e Lucas tem dezessete referências. É significativo que, com poucas exceções de menor importância, todas as referências ao Espírito Santo em Marcos e em Mateus são paralelas em Lucas. De maior significado é que muitas referências ao Espírito Santo em Lucas não têm paralelo em Marcos ou Mateus […] Essa concentração de referências ao Espírito Santo no Evangelho de Lucas demonstra que o Espírito é histórica e teologicamente de maior interesse para Lucas do que para os outros evangelistas.
Lucas expõe em seu evangelho a atuação do Espírito Santo no ministério de Cristo desde o Seu nascimento até a Sua morte, ressurreição e ascensão. No corpo desse escrito verificamos a atenção especial que Lucas dá ao Espírito Santo, bem como mostrando que Ele capacitou a Cristo a desempenhar a Sua missão.
Lucas apresenta uma grande ênfase na importância e proeminência do Espírito Santo na vida de Jesus e do seu povo (Lc 1.15,41,67; 2.25-27; 4.1,14,18; 10.21; 12.12; 24.49)4. O próprio Jesus ao ler o texto descrito em Isaias afirmou que o Espírito estava sobre Ele, destacando os feitos que realizara por causa dessa unção (Lc 4.18,19).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA