ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 10 – AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA
Texto: Jeremias 1.4-10; Joel 1.1-3; Apocalipse 1.1-3
Introdução: As profecias são mensagens que expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar o povo de Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.
I - OS PROFETAS MAIORES
1. Os profetas e a profecia
1.1. Definições da palavra ‘profeta’
. Profeta (Gr: profetes) = proclamador e intérprete da revelação divina
. Profeta (Hb: nãbi) = aquele que declara uma mensagem em nome de Deus.
1.2. Profecia (Gr: propheteia) = “descrição antecipada da vontade de Deus, quer com referência ao passado, quer do presente ou futuro” (Gn 20.7; Ap 1.19)
1.3. Os profetas tinham acesso à presença dos reis (Is 37.5-7; 2Sm 12.7ss)
. Assessoraram os reis
. Censuravam seus atos
1.4. Deus usou os profetas muitas vezes (Hb 1.1)
2. Os profetas Isaías e Jeremias.
2.1. Isaías profetizou no reino de Judá
. Denunciou a rebeldia do povo e o possível cativeiro como juízo (Is 5.13)
. Predisse o retorno de Judá do exílio (Is 48.20)
. Profetizou a respeito de Cristo:
. Seu nascimento de uma virgem (Is 7.14)
. Sua descendência (Is 11.1)
. Seu ministério libertador (Is 61.1,2)
2.2. Jeremias profetizou no reino de Judá
. Predisse a queda de Judá por causa do pecado (Jr 1.16)
. Anunciou a restauração do remanescente (Jr 50.19,20)
. Anunciou a chegada de Cristo como um Renovo de Justiça (Jr 33.15)
. Em Lamentações de Jeremias, temos o registro do clamor de Judá pelo perdão divino (Lm 1.2; 5.1)
3. Os profetas Ezequiel e Daniel
3.1 Judá estava no exílio e tinha o coração obstinado (Ez 2.4)
3.2 Ezequiel profetizou na Babilônia
. Admoestou o povo no cativeiro (Ez 2.3)
. Lembrou o povo sobre o arrependimento (Ez 3.20,21)
. Predisse a Cristo como Pastor e Rei (Ez 34.23,24)
3.3. Daniel profetizou na Babilônia
. Estava no exílio, mas, foi escolhido para ser um dos oficiais da corte (Dn 5.29)
. No seu ministério profético:
. Entendeu que o cativeiro duraria 70 anos (Dn 9.2)
. Clamava por misericórdia (Dn 9.19)
. Foi lhe revelado mistérios profundos (Dn 9.24-27):
. O tempo da restauração da nação
. A vinda do Cristo
. O advento do Anticristo
. O julgamento final
II - OS PROFETAS MENORES
1. Os profetas do Reino do Norte.
1.1. Amós profetizou para Israel
. Amós profetizou quando Israel vivia grande prosperidade (Am 6.1).
. Amós alertou o povo sobre a corrupção no país (Am 2.6-8; 5.11)
. Amós profetizou o cativeiro sobre Israel como julgamento (Am 6.7)
1.2. Oséias profetizou para Israel
. Oséias condenou a infidelidade de Israel que traiu o Senhor (Os 1.2; 4.10; 5.2; 7.1; 12.7)
. Israel, como julgamento, foi conduzido ao cativeiro pela Assíria (Os 9.3)
1.3. Apesar dos erros de Israel, ambos os profetas anunciaram que Deus prometeu restaurar o povo (Am 9.14; Os 14.4)
2. Os profetas Pré-exílio
2.1. Os profetas de Judá Pré-exílio são quatro:
. Joel
. Pregou o arrependimento (Jl 2.12)
. Profetizou o derramamento do Espírito Santo (Jl 2.28)
. Miqueias
. Denunciou a falsa espiritualidade (Mq 2.11; 3.1)
. Profetizou sobre destruição, cativeiro e restauração (Mq 3.11,12; 4.10)
. Habacuque
. Condenou a violência, o litígio e a sentença distorcida (Hc 1.1-4)
. Profetizou que Deus usaria os babilônios para punir a nação (Hc 1.6)
. Sofonias
. Apontou os pecados dos príncipes, a destruição no grande “Dia do Senhor” (Sf 1.4,8,14)
. Profetizou sobre a restauração do remanescente (Sf 3.13)
3. Os profetas Pós-exílio
3.1. Os profetas de Judá Pós-exílio são três:
. Ageu
. Persuadiu o povo a reconstruir o Templo (Ag 1.2-6)
. Deus prometeu prover os recursos da construção (Ag 2.8)
. Assegurou que a glória dessa casa seria maior do que a da primeira (Ag 2.9)
. Zacarias
. Animou o povo e Zorobabel a concluírem o Templo (Zc 4.6)
. Anunciou a vinda do Messias, como o renovo do Senhor (Zc 3.8)
. Malaquias
. Repreendeu o desleixo dos sacerdotes (Ml 1.7,8)
. Repreendeu os pecados do povo (Ml 3.5)
. Repreendeu a negligência com os dízimos e ofertas (Ml 3.8,9)
. O livro encerra o cânon do Antigo Testamento e conclui com a promessa de que o Dia do Senhor está vindo (Ml 4.5,6)
4. Os demais profetas.
4.1. Jonas
. Foi enviado para pregar em Nínive, a capital da Assíria (Jn 1.2)
. Pregou a destruição de Nínive por causa da maldade do povo (Jn 3.4)
. Como resultado, Nínive se converteu e Deus cancelou o juízo (Jn 3.8-10)
4.2. Naum (150 anos depois de Jonas)
. Profetizou a condenação de Nínive (Na 1.1,9)
. O povo não se arrependeu e foram destruídos (Na 3.1-4)
4.3. Obadias
. Denunciou a soberba dos Edomitas (Ob 1.1-3)
. Eram descendentes de Esaú e praticavam a violência contra Judá (Ob 1.8-11)
. Deus condenou os Edomitas à destruição (Ob 1.15,16)
. Enquanto isso, Judá seria restaurado (Ob 1.17)
III - O LIVRO DO APOCALIPSE
1. Autoria, propósito e destinatários.
1.1. Apocalipse (Gr: apokalypsis) = “Revelações especiais de Deus ao homem em Jesus Cristo” (Lc 17.30; Rm 8.18; 2Ts 1.7; 1Pe 1.13)
. Revelação de Jesus Cristo (Ap 1.1a)
1.2. O livro do Apocalipse
. Propósito: “mostrar as coisas que brevemente devem acontecer” (Ap 1.1b)
. Autor: João, o apóstolo do amor (Ap 1.1c)
. Destinatários: Às sete Igrejas da Ásia Menor (Ap 1.11)
1.3. O livro encerra o cânon do Novo Testamento, e revela a vitória final do Reino de Deus
2. Uma mensagem de esperança em Apocalipse
2.1. Revela as coisas que vão acontecer (Ap 1.19)
2.2. É o registro do passado, presente e futuro.
. No passado, João testificou da Palavra de Deus (Ap 1.2)
. No presente, todos devem guardar as palavras da profecia (Ap 1.3,22,14)
. No futuro, irá se cumprir a esperança da volta de Jesus (Ap 1.7)
. O livro nos ensina a viver com Deus no presente, a fim de participar da eternidade com Ele
2.3. As revelações do futuro
. Atestam que Deus controla a história (Ap 14.7,8)
. Satanás será derrotado (Ap 20.10
. O pecado será banido
. Aqueles que vencerem herdarão a Nova Jerusalém (Ap 21.2-4)
. Por isso somos encorajados a clamar: “Ora, vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20)
Conclusão: Nos livros proféticos, a soberania, a justiça e a misericórdia divina estão claramente reveladas. Os fatos narrados comprovam o poder, a autoridade e o controle divino sobre todas as coisas. Eles nos servem de experiência de fé, que produz esperança (Rm 5.4)
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