ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 9 – AS HISTÓRIAS E AS POESIAS FALAM AO CORAÇÃO
- INTRODUÇÃO
- O Estudo dos livros que narram as histórias da Bíblia, desenvolverá um análise panorâmica acerca da Nação de Israel e evidenciará que conhecer a história de um povo, se constitui como nação, numa terra que lhe era estranha, mas também a de um Deus que age, conforme o desenrolar da história da humanidade. O estudo panorâmico abordará os livros de Josué, de Juizes, de Rute, I Eii Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Já nos chamados livros poéticos, podemos retirar deles lições únicas para as nossas vidas. Desde o Livro de Jó até Cântico dos Cânticos, são ricos em sabedoria e conhecimento.
I – TEXTO BÍBLICO
(Deuteronômio 6.20-25; Salmos 119.105-108)
...
II – SÍNTESE DOS LIVROS HISTÓRICOS DO ANTIGO TESTAMENTO
- Maior parte do Antigo Testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de Livros Históricos, pois eles contêm relatos que vão desde a conquista da Terra Prometida até quase a época do Novo Testamento, cabendo ressaltar que tais livros não se reduzem apenas a relatos cronísticos de fatos, pois contém uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé,[1] sendo possível dividi-los em quatro grupos:
1. Obra Histórica Deuteronomista - Josué, Juízes, I Samuel , II Samuel , I Reis II Reis: contém um relato mais ou menos contínuo, apresentando a história do Povo de Deus desde a conquista da Terra prometida até o exílio na Babilônia. Tais livros enfatizam que a situação vivida depende da atitude que o povo toma na Aliança com Deus, sendo que quando há fidelidade, Deus concede a bênção, mas quando há infidelidade, o povo atrai para si mesmo a maldição.
2. História do Cronista - I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata chamam de Paralipômenos, relatam coisas coisas que foram deixadas de lado no relato contido em Reis e Samuel, ou seja são uma espécie de complemento. Livro de Esdras e Neemias relatam o tempo do pós-exílio babilônico até meados do séc. III AC. O objetivo principal destes dois últimos livros é fundamentar e organizar a comunidade depois do exílio na Babilônia.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES