Adultos

Lição 9 - As histórias e as poesias falam ao coração VI

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 9 – AS HISTÓRIAS E AS POESIAS FALAM AO CORAÇÃO

Não há nada mais poderoso para educar o imaginário do ser humano do que boas histórias. Em qualquer processo de ensino-aprendizagem, contar uma boa história que abarque o conteúdo que se quer transmitir é poderoso para sedimentar o conhecimento na mente da pessoa, trazer sensação e emoção, logo, tocar o coração. A poesia também é uma expressão que toca profundamente o coração. O estilo poético expressa o nobre sentimento que no discurso lógico é impossível verter. Nesses sentido, histórias e poesias na Bíblia se entrelaçam em verso e prosa para expressar o lugar mais fundo do coração do homem em sua relação com Deus.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

AS HISTÓRIAS DO ANTIGO TESTAMENTO

A segunda divisão conhecida na porção bíblica do Antigo Testamento são os livros históricos. Sua composição visa relatar o período histórico vivido por Israel desde a assunção ao cargo de guia de Israel, como substituto de Moises, por parte de Josué (Js 1), até ao retorno do exílio babilônico com a reconstrução dos muros e do Templo. O período compreendido do cativeiro propriamente dito não é abordado com tanta riqueza de detalhes pelos livros chamados históricos, tendo como material principal dessa parte histórica os livros de alguns profetas. Pouca coisa do cativeiro é relatado nos livros históricos, mais precisamente apenas a entrada no cativeiro, a história de Ester que acontece durante o período do cativeiro medo-persa e o final e saída do cativeiro.

O período compreendido da liderança dos juízes foi um episódio controverso no meio do povo de Israel. Sem um rei humano, e desprezando o reinado divino, o povo se via em constantes apertos das nações inimigas por desejarem caminhar segundo seus próprios desejos. Todo erro gerava uma consequência, mas Deus, com Sua infinita misericórdia, sempre providenciou escape ao Seu povo.

Passado o período dos juízes, ocorreu a transição para a monarquia. A história da era dos reis é narrada nos livros de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas. Os livros de Samuel, dentre outros relatos, mostram a ascensão de Saul e de Davi ao trono de Israel. Os livros de Reis registram o reinado de Salomão, e os reis que se sucederam tanto no Reino do Norte como no Reino do Sul. Os livros das Crônicas, escritos após o retorno de Judá ao exílio babilônico, retratam especialmente os sucessivos reis de Judá, mencionando os reis de Israel esporadicamente. Essas narrativas enfatizam que apenas os reis obedientes a Deus eram por Ele abençoados.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.