ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 8 – A LEI E OS EVANGELHOS REVELAM JESUS
Texto: Deuteronômio 6.4-9; Lucas 1.1-4
Introdução: A Lei não salva, mas esboça o plano da redenção em Cristo confirmado nos Evangelhos.
I - O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS
1. Os cinco livros da Lei.
1.1. Pentateuco (Gr: penta e teuchos): cinco volumes
. Trata-se dos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
. A esses cinco livros os judeus os chamam ‘A Torá’ com o sentido de “instrução, ensino, direção”.
1.2. Nomes do Pentateuco na Bíblia
. “Lei” (Êx 24.12; Mt 5.17)
. “Lei de Moisés” (Js 8.31,32; At 13-3 9)
. “Lei de Deus” (Ne 8.8; Rm 7.22)
. “Lei do Senhor” (Ne 10.29; Lc 2.22,23)
2. A grandeza da Lei
2.1. Estuda-se a Lei sob três aspectos:
. Morais, que possuem validade permanente para todos os povos
. Cerimoniais, que tratam da liturgia religiosa dos judeus
. Civis, que dizem respeito à responsabilidade do israelita como cidadão
2.2. Nossa Declaração de Fé ensina que:
. “A Lei de Moisés é o mais importante código de leis da antiguidade por sua santidade, por seu caráter espiritual e por sua autoridade divina: ‘a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom [...] a lei é espiritual’ (Rm 7.12,14)” (p.151).
. A grandeza da Lei vai além de tudo isso, pois nela, Deus esboça o plano da redenção humana em Cristo: “Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4)
3. A Lei e a fé cristã.
3.1. Segundo as Escrituras, a função da Lei é:
. Sua função era transitória (Hb 10.1)
. Revelava o pecado e apontava para a Graça (Gl 3.19)
. Serviu de ‘aio’ para nos levar a Cristo (Gl 3.24)
. Encerrou a humanidade debaixo do pecado (G13.22)
. Ninguém pode ser salvo pelas obras da Lei (G1 2.16)
3.2. Cristo, o único sem pecado, cumpriu a Lei, e inaugurou a dispensação da graça (Ef 3.2; Hb 4.15).
3.3. A obra de Cristo e a Lei
. A obra de Cristo nos resgatou da maldição da Lei (G1 3.13),
. A obra de Cristo nos deu vida mediante o Evangelho (2Tm 1.10)
. Livres da Lei, vivemos debaixo da graça divina (Rm 6.14).
. Todo aquele que permanece em Cristo, não vive pecando (1 Jo 3.6)
II - OS EVANGELHOS: A MENSAGEM DE CRISTO
1. O conceito de Evangelho.
1.1. ‘Evangelho’ (Gr: euangelion) = Boas Novas
. Seus autores são chamados de evangelistas, que significa “portadores de boas-novas”.
. É a mensagem do Reino de Deus e da salvação por meio de Cristo (At 15.7; 20.24).
1.2. Os Evangelhos
. Os três primeiros, Mateus, Marcos e Lucas são chamados de “sinóticos” porque são semelhantes entre si.
. Os sinóticos registram, especialmente, o ministério de Jesus na Galileia.
. O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades próprias
. Enfatiza o ministério de Jesus na Judeia
1.3. A mensagem dos Evangelhos é única (Gl 1.8)
2. A mensagem do Reino de Deus.
2.1. O Reino anunciado nos Evangelhos
. Em Mateus
. Jesus prega o reino dos Céus (Mt 4.17)
. Nos outros sinóticos (Mc, Lc)
. Jesus prega o reino como tema Central (Mc 1.15; Lc 4.43)
. João enfatiza que o reino divino não é deste mundo (Jo 18.36).
2.2. Os Evangelhos relatam as profecias messiânica em Cristo (Lc 4.18-21)
Jesus é apresentado como o Filho de Davi, e o Filho de Deus (Mt l.l; Mc 1.1).
A vinda de Jesus inaugura o começo do Reino e requer a conversão dos pecadores (Jo 3.5).
O Reino aponta para a soberania de Deus sobre todas as coisas
. No presente (Lc 17.21)
. No futuro (Lc 1.33)
3. A mensagem da Salvação.
3.1. Nos Evangelhos, Jesus é identificado por três títulos principais:
. Salvador, Cristo e Senhor (Lc 2.11)
3.2. O Salvador revelado nos Evangelhos
. Mateus registra que Ele veio para salvar o povo dos pecados (Mt 1.21).
. Marcos afirma que é preciso crer em Cristo para ser salvo (Mc 16.16).
. Lucas assevera que Ele veio salvar o que estava perdido (Lc 19.10).
. João esclarece que Ele é o Salvador do mundo (Jo 4.42)
3.3. A mensagem da salvação é um ato do amor e da graça divina pelos méritos de Cristo (Jo 3.16)
3.4. Os elementos da salvação em Cristo
. Fé no sacrifício de Cristo, arrependimento de pecados e Novo Nascimento (Jo 3 -3 ,15)
. Em Cristo temos a promessa da vida eterna (Jo 6.47)
III - UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA
1. A transformação do caráter.
1.1. Caráter: “a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se”
1.2. A formação do caráter na Lei e nos Evangelhos
. O Decálogo (Êx 20.1-17)
. O Decálogo nos evangelhos menos o sábado (Mc 10.19; Mt 12.2-4)
1.3. Quanto à salvação, a mera observância de códigos não pode salvar ninguém (Lc 18.18-24).
1.4. Transformação do caráter somente pela Graça divina
. Por meio da ação do Espírito Santo e obediência ao Evangelho (Mt 5.4-8)
. A mensagem do Evangelho produz substancial mudança no caráter do cristão (Lc 19-8,9)
2. A restauração da família
2.1. Na Lei:
. a dissolução do casamento era permitida por qualquer motivo (Dt 24.1-4)
. Essa concessão banalizava a união conjugal, e provocava rupturas na família
2.2. Nos Evangelhos:
. O propósito divino para o casamento é a união indissolúvel entre um homem e uma mulher (Gn 1.27; 2.24; Mt 19.4-6)
. As exceções são nos seguintes casos
. Morte (Rm 7.2)
. Infidelidade (Mt 5.32)
. Deserção do lar pelo descrente (1 Co 7.15)
. Mesmo nas situações de traição e abandono, a mensagem cristã apresenta o perdão e a reconciliação como atitudes preferíveis (Mt 5.9,44; 18.21,22)
3. A regeneração da sociedade
3.1. Nossa Declaração de Fé afirma que a estrutura dos Dez Mandamentos, que fazem parte da Lei, diz respeito a Deus e à sociedade, e envolve pensamento, palavras e obras
3.2. Jesus ensinou que todo o sistema mosaico - a Lei e os Profetas - está resumido em duas ações:
. Amar o Senhor e amar o próximo (Mt 22.37-40)
3.3. Os Evangelhos asseguram que o amor de Deus para com a humanidade é a base da salvação (Jo 3.16; 15.13)
. Os cristãos receberam a missão de proclamar essa mensagem às nações (Mt 28.19)
. A Igreja fiel e guiada pelo Espírito, ao pregar e viver o Evangelho, torna-se sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14)
Conclusão: A função da Lei era transitória; ela revela o pecado, mas, também aponta o plano da salvação em Cristo. O Senhor Jesus nos libertou da condenação da Lei. Nos Evangelhos, as Boas-Novas dessa salvação estão reveladas. Em suma, as obras da Lei não justificam, mas pela graça somos salvos, por meio do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.
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