ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 8 – A LEI E OS EVANGELHOS REVELAM JESUS
Os princípios e valores que norteiam a Lei do Antigo Testamento são os mesmos que estão presentes no Evangelho, mais especificamente no ministério de Jesus. Nesse sentido, quando lemos o Antigo Testamento, temos o embasamento e a confirmação do Novo. Como sombra das coisas futuras (Hb 10.1), a mensagem do Pentateuco aponta para aquilo que foi revelado em Cristo nos Evangelhos, mais especificamente em seu ministério terreno.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS
O Pentateuco é a parte da Bíblia composta pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Esses livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) apresentam o concerto de Deus para com Israel, que trouxe juntamente consigo um conjunto de Leis morais, cerimoniais e civis como corpo dessa aliança.
No corpo da Lei escrita por Moisés, e falada ao povo como manual de vida e adoração na Antiga Aliança, nós percebemos que sua grandeza excedia a intenção de transmitir um código legislativo ou um tipo de carta magna para os judeus. A Antiga Aliança apresentava elementos que apontavam para o plano de redenção que foi realizado por Cristo, e que, nos tempos do Antigo Testamento, ainda não forneciam uma remissão perfeita dos pecados cometidos. Os sacrifícios levíticos eram imperfeitos, conduzidos por homens imperfeitos e sem a capacidade de representarem os próprios homens diante de Deus, a fim de oferecer algo permanente como resgate.
Os repetidos sacrifícios do Antigo Testamento não podiam aperfeiçoar ninguém. Esta era uma falha devastadora daquele sistema. Cristo veio para cumprir a vontade de Deus e oferecer-se como o único sacrifício capaz de trazer o verdadeiro aperfeiçoamento. A interminável repetição de sacrifícios realizados sob a legislação mosaica é a prova de que ão conseguiam aperfeiçoar o fiel […] os sacrifícios repetitivos do Antigo Testamento cobriam os pecados do povo na época, mas os lembrava de que ainda estavam sujeitos aos aguilhões do pecado.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA