Lição 6 - A Bíblia como um guia para a vida II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA:DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

...

BEP- CPAD

119.98 PELOS TEUS MANDAMENTOS, ME FAZES MAIS SÁBIO. O crente pela sua dedicação à Palavra de DEUS, aprende a ver a vida como DEUS a vê, valorizar o que Ele valoriza e amar o que Ele ama. Enfim, passamos a viver em sintonia com os pensamentos de DEUS (ver 1 Co 2.16 nota).

119.105 LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS É A TUA PALAVRA. A Palavra de DEUS contém os princípios espirituais que nos ajudarão a evitar tristezas, ciladas e tragédias causadas por decisões e escolhas erradas. Portanto, devemos ter em grande estima a sua sabedoria, e sermos fiéis aos seus preceitos em todas as circunstâncias da vida (vv. 106,112).

MEDITAÇÃO - Dicionário Bíblico Wycliffe

Os termos para meditação nas línguas originais da Bíblia são encontrados quase que exclusivamente nos Salmos e no NT. Os principais verbos hebraicos são haga e siah. O primeiro tem uma variedade de significados, e é usado em passagens como Josué 1.8; Salmos 1.2; 63.6; 77.12; 143.5; Isaías 33.18 no sentido de ״meditar” (isto é, “falar consigo mesmo”) ou “sussurrar”. O segundo termo aparece em passagens como Salmos 119.15,23,48, 78,148 e 143.5 no sentido de “meditar sobre coisas divinas” (oeja Meditar). Ò substantivo baseado na primeira raiz verbal acima aparece em passagens como Salmos 5,1; 19.14; 49.3, enquanto o substantivo baseado na raiz do segundo verbo aparece em Salmos 104.34; 119.97,99.

Os dois exemplos do NT são Lucas 21.14, onde o termo grego promeletao dá basicamente a idéia de “premeditação” ou “tomar cuidado antecipadamente”; e em 1 Timóteo 4.15, onde meletao ou “meditar” traz basicamente a idéia de “assistir cuidadosamente” ou “ser diligente em”. Não devemos desprezar as passagens relacionadas com esses significados, como Filipenses 4.8 e Colossenses 3.2. A passagem em Filipenses nos dá não só uma clara enumeração dos itens que merecem um lugar nas meditações como também o termo logizomai, ou “pensar”, que transmite um significado adicional de “considerar interiormente”, “pesar as razões de”, “deliberar”, “meditar sobre”. A passagem em Colossences usa o termo phroneo com um duplo significado: “dirigir a mente para” e “lutar por”.

Um cuidadoso estudo das Escrituras serve para encorajar a meditação a respeito de DEUS, a respeito de sua lei, de suas obras e das coisas que são Celestiais e que trazem um enlevo à alma. R. E. Pr.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA