ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2021
Adultos - O APÓSTOLO PAULO - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 11 – O ZELO DO APÓSTOLO PAULO PELA SÃ DOUTRINA
Texto: 1 Timóteo 6.3-6,11; 2 Timóteo 3.14-17
Introdução: A igreja de Cristo é a única instituição divina na terra que preserva e defende a sã doutrina diante dos enganos e males das heresias
I – ORTODOXIA VERSUS HETERODOXIA
1. Dois termos técnicos importantes
. Com esses termos compreendemos a distinção entre ensino correto e desvios quanto à doutrina bíblica
2. Conceito de ortodoxia
. Ortodoxia (Gr: orthos) O que é direito, reto, certo (1Tm 4.1,2)
. É a absoluta conformidade com um princípio ou doutrina
. São as ‘sãs palavras’ (2Tm 1.13)
. A doutrina cristã é ortodoxo enquanto for coerente com o que Cristo e os apóstolos ensinaram
3. Conceito de heterodoxia
. Heterodoxia
. ‘heteros’ = diverso
. Opinião diferente, oposição aos padrões, normas ou dogmas estabelecidos
. São várias opiniões a respeito de um mesmo objeto
. A igreja deve combater as doutrinas de ‘demônios’ (1Tm 4.1)
. A igreja deve manter a unidade doutrinária da fé
. Este é o antídoto para nós nos dias de hoje
II – A AMEAÇA DE CORRUPÇÃO DOUTRINÁRIA
1. A advertência de corrupção doutrinária
. Paulo adverte ‘alguns que não ensinem outra doutrina’ (1Tm 1.3)
. A palavra ‘outra’ é heteros.
. Outra doutrina era algo que nada tinha a ver com a genuína doutrina de Cristo
. Homens sem escrúpulos não respeitavam os ensinos apostólicos
. Eram ‘lobos cruéis’ (At 20.29,30)
2. Quais eram os problemas de ordem doutrinar?
. Os problemas na época de Paulo
. Conceitos filosóficos pagãos e judaizantes na interpretação da doutrina apostólica
. Alguns criam no Evangelho, mas não renunciavam os costumes pagãos
. Legalismo judaico misturado com o gnosticismo (1Co 1.12)
. Os problemas hoje
. A banalização da graça de Deus vivendo em licenciosidade
. Os judaizantes que confundem a liturgia cristã com a judaica
. Os judaizantes que confundem a moral cristã com o legalismo judaico
. A igreja de Cristo deve obedecer ao Novo Testamento
3. Fábulas e genealogias intermináveis (1Tm 1.4)
. ‘Culto aos anjos’ eram propagados pelas lendas da vida judaica (Cl 2.18)
. Essas fábulas torciam o sentido da verdade apostólica
. Paulo refutou tais coisas com veemência (1Tm 1.3,4)
. Não podemos perder tempo com ‘querelas’ infrutíferas
. O conhecimento das Escrituras nos leva a uma boa consciência e uma fé não fingida (1Tm 1.5)
III – A IGREJA COMO GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
1. A Igreja é ‘coluna e firmeza da verdade’
. A Igreja sustenta a ‘verdade’ (1Tm 3.15)
. Ela combate as falsas crenças e revela a verdade
. A Igreja vive a verdade revelada nas Escrituras
. A Igreja defende a sã doutrina contra:
. Todo erro
. Toda oposição intelectual
. Toda oposição filosófica
. Todos ensinos de falsos mestres
2. O objetivo do zelo pela sã doutrina
. Preservar o amor e a fé (1Tm 1.5)
. Defendemos a doutrina com amor e fé em Cristo
. Evitar que os falsos ensinos entrem na Igreja e, com isso, gerem:
. Contendas
. Dissensões
. Gangrenas na comunhão
3. A primazia do amor
. O fim do mandamento é o amor (1Tm 1.5)
. O amor é:
. Um freio no combate às falsas doutrinas
. Um instrumento de equilíbrio no combate às falsas doutrinas
. O combate não é contra, mas, contra as ideias que elas representam
. No amor não há lugar para: (1Tm 1.5)
. Para a imparcialidade
. Para a simulação
. Para o fingimento
. Para a hipocrisia
Conclusão: A Palavra de Deus é a fonte genuína para a doutrina cristã. A exemplo de Paulo, somos chamados para zelar pelo ensino de Cristo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS