Adultos

Lição 10 - Paulo e seu amor pela Igreja II

ASSEMBLEIA DE DEUS - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adultos - O APÓSTOLO PAULO - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – PAULO E SEU AMOR PELA IGREJA

...

Comentários BEP - CPAD

1.4 A VOSSA ELEIÇÃO. A descrição que Paulo faz dos eleitos de Deus acha-se nos versículos 6-10. São os que seguem a Cristo, sofrem as tribulações com gozo do Espírito Santo e se tornam exemplos de fé e retidão para o próximo. Deixaram o pecado, servem a Deus e esperam a segunda vinda do Filho de Deus. A doutrina que alguns defendem, de que se alguém professar Cristo como Salvador será salvo, independente do seu modo de viver (i.e., de se arrepender, aceitar Cristo como Senhor, perseverar na fé ou possuir o fruto do Espírito Santo), não se acha em parte alguma da Palavra de Deus, e é uma flagrante corrupção da doutrina original da salvação pregada por Cristo e pelos apóstolos (ver os estudos ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃOe FÉ e GRAÇA).

1.5 EM PODER... NO ESPÍRITO SANTO. A pregação apostólica do evangelho consistia em quatro elementos essenciais. (1) Os apóstolos pregavam aos outros a Palavra de Deus (2.8) e de Cristo (3.2). (2) Pregavam a Palavra de Deus no poder do Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.5-8; 2.4). Esse poder resultava na convicção do pecado, na libertação da escravidão de Satanás e na operação de milagres e curas (ver At 4.30, nota; 1 Co 2.4, nota). (3) A mensagem era proclamada com profunda convicção. Porque tinham fé em Cristo e o Espírito Santo operando nele; possuíam em seus corações a plena certeza da veracidade e do poder da mensagem (cf. Rm 1.16). (4) Aqueles que criam na mensagem obedeciam à Palavra e a praticavam; eram santos e justos diante de todos. Sem esses quatro elementos para acompanhar a proclamação do evangelho, a plena redenção em Cristo não será experimentada nas igrejas.

1.10 ESPERAR DOS CÉUS A SEU FILHO. A grande esperança dos crentes tessalonicenses era a vinda de Cristo, que os livraria "da ira futura". (1) A genuína conversão a Cristo, segundo o NT, abrange (a) desviar-se do pecado, e (b) voltar-se para Deus a fim de aguardar a volta do seu Filho (v. 9). Esperar a volta de Cristo envolve uma expectativa contínua e estado de prontidão. (2) "A ira futura" refere-se à ira e juízo divinos que serão derramados sobre o mundo durante o período da tribulação. Os crentes, porém, não precisam temê-la, porque Deus enviará Jesus para nos livrar daquele tempo de ira. É fato claro que a volta de Cristo antecede essa ira (ver Ap 3.10). (3) Essa é a primeira referência em 1 Tessalonicenses à volta de Cristo, quando, então, para arrebatar os seus santos e levá-los à casa do Pai (ver Jo 14.3 nota; outros trechos são 1Ts 2.19; 3.13; 4.17; 5.1-11,23).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.