Adultos

Lição 5 - "Jesus Cristo, e Este crucificado" - A mensagem do apóstolo IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adultos - O APÓSTOLO PAULO - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO 5 - "JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO" - A MENSAGEM DO APÓSTOLO

- INTRODUÇÃO

- No tempo de Paulo, o povo sofria com o império romano. “Os romanos roubavam, assassinavam, pilhavam e chamavam o resultado de império; e onde criavam desolação, davam o nome de ‘paz’”, relatou um dos historiadores da época. Um dos meios para controlar o povo era o evangelho: “boa-nova”, “boa notícia”. Notícias de interesse do império e decretos do imperador eram apresentados como evangelho. Por exemplo, ele era usado para anunciar o imperador como “filho divino e salvador” por ter estabelecido a paz sobre a terra. Com esses evangelhos, o imperador ditava e moldava o cotidiano do povo dominado para impor e legitimar o poder e a dominação, como também para a cobrança sistemática de impostos, o monopólio do comércio e a implantação da religião e da cultura. O evangelho de Jesus anunciado por Paulo e suas comunidades, ao contrário da versão do império, visava à dignidade das pessoas.

I – TEXTO BÍBLICO

(1 Coríntios 1.18-25; 2.1-5).

...

- 1 Coríntios 1

II – O EVANGELHO DE CÉSAR AUGUSTO SENHOR E O DO SENHOR JESUS CRISTO

- Os especialistas descobriram e reconstruí­ram, nas escavações de algumas cidades asiáti­cas, textos com o termo “evangelho” usado na teologia romana imperial: Posto que a providência que divinamente determinou a nossa existência dedicou sua energia e zelo para trazer à vida o mais perfeito bem em Augusto, a quem plenificou com virtudes para o benefício da humanidade, estabelecendo-o sobre nós e nossos descendentes como salvador – ele que terminou com a guerra e trouxe a paz, César, que por sua epifania excedeu as esperanças dos que profetizaram boas-novas (euaggelia), não apenas superando os benfeitores do passado, mas não permitindo nenhuma esperança de melhores benfeitores no futuro; e uma vez que o nascimento do deus trouxe ao mundo as suas boas-novas (euaggelia), em sua pessoa… (CROSSAN; REED, 2007, p. 222).

- Há várias inscrições descobertas que contêm o termo “evangelho” ou “boas-novas”, usado pelo imperador romano César Augusto (27 a.C.-14 d.C.). Nelas, o imperador Augusto, senhor do império e da terra, é proclamado “filho divino” e “salvador”, por ser quem estabeleceu na terra a paz e a salvação definitiva, tanto no passado como no presente e no futuro. Seu nascimento – advento e epifania – é descrito como o único evangelho poderoso! Assim sendo, sem dúvida, podemos reconhecer que a propagação do evangelho de César Augusto Senhor é uma “arma poderosa” para impor e legitimar o poder e a dominação do império. A legitimação do poder não somente é efetuada pela brutalidade e violência do exército, pela cobrança sistemática do imposto e pelo monopólio do comércio, mas também pela implantação da religião e da cultura promovida pelo império romano.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR.JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.