Adultos

Lição 10 - O cativeiro de Israel: o reino do norte II

ASSEMBLEIA DE DEUS - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adultos - O PLANO DE DEUS PARA ISRAEL EM MEIO À INFIDELIDADE DA NAÇÃO: as correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel

COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – O CATIVEIRO DE ISRAEL: O REINO DO NORTE

Comentários BEP - CPAD

17.6 O REI DA ASSÍRIA... TRANSPORTOU A ISRAEL PARA A ASSÍRIA. Em 722 a.C., depois de 210 anos de idolatria, de rebeldia espiritual e de corrupção moral, DEUS decretou a queda final e o exílio de Israel (i.e., as dez tribos do Reino do Norte). O avanço implacável do mal entre o povo de DEUS, chegara ao ponto culminante irreversível. Transbordara sua medida de iniqüidade. O recurso único de DEUS foi aplicar um julgamento, que dissolveu a nação; restou apenas um remanescente crente e fiel para presenciar o cumprimento das promessas de DEUS (cf. Rm 9.27).

17.7 OS FILHOS DE ISRAEL PECARAM CONTRA O SENHOR, SEU DEUS. Nos versículos 7-41, o ESPÍRITO SANTO cita as razões teológicas e morais por que DEUS levou a efeito a ruína do seu povo redimido segundo o concerto e o removeu de diante da sua face (v. 18). (1) Os israelitas esqueceram-se do amor e da graça de DEUS, manifestos na sua redenção do Egito (v. 7). (2) Serviam aos deuses dos povos pagãos em derredor, imaginando que obteriam sucesso, bem-estar e orientação (vv. 7,12,17; ver Cl 3.5). (3) Adotaram os costumes e modos de vida do mundo ímpio (vv. 8-11,15-17). (4) Rejeitaram os profetas de DEUS com sua mensagem de retidão (vv. 13-15; cf. At 7.51). (5) Rebelaram-se abertamente contra a revelação escrita de DEUS e seu concerto (vv. 13-16). (6) Entregaram-se ao espiritismo e a todos os tipos de imoralidade (vv. 9.15-17). Essa mensagem adverte a todo o povo de DEUS do novo concerto (1 Co 10.1-12). DEUS removerá do seu reino todos aqueles (tanto indivíduos como igrejas) que deixarem de permanecer fielmente na sua Palavra e no seu amor. Os resultados de abandonar a DEUS são o castigo, a ruína, o sofrimento e a rejeição final (cf. Ap 2.5; 3.15,16).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

TEXTO SUJEITO A ATUALIZAÇÃO

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.