Lição 6 - A condição dos gentios sem Deus III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 (ERMELINO MATARAZZO,SÃO PAULO/SP)

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Adultos - A IGREJA ELEITA: redimida pelo sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 6 – A CONDIÇÃO DOS GENTIOS SEM DEUS

I – CHAMADOS INCIRCUNCISÃO

1. O conceito de circuncisão.

1.1. Circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio do órgão sexual masculino.

. O procedimento era feito ao oitavo dia de vida (Gn 17.12)

1.2. Como era visto na Lei?

. Era visto como um sinal externo de quem pertencia ao povo da aliança com Deus (Gn 17.10,11)

. Quem não era circuncidado era tido como “incircunciso” (Gn 17.14)

1.3. A circuncisão tornou-se um sinal que distinguia os judeus dos demais povos gentílicos.

2. O significado religioso da circuncisão.

2.1. Seu significado religioso apontava para a santificação (Êx 19.5,6)

. Era uma aliança de purificação do povo escolhido (Jr 5.7; Os 4.14; Gl 5.19)

2.2. Por causa disto, os judeus não se misturavam com os gentios (At 11.3)

3. A circuncisão do coração.

3.1. A doutrina do apóstolo Paulo

. O sinal dos judeus era apenas físico e realizado por mãos humanas (2.11b).

. A verdadeira circuncisão não era externa, e sim, do coração (Rm 2.29)

3.2. O sinal de quem pertence a Deus é ser ‘uma nova criatura’ (Gl 6.15).

4. A circuncisão na Nova Aliança.

4.1. O assunto gerou discussões na igreja entre judeus e gentios (Gl 5.2,3; Fp 3.2)

. Foi discutido no Concílio da Igreja em Jerusalém (At 15.1,2,5,6)

. Neste Concílio, tomaram decisões debaixo da orientação do Espírito Santo (At 15.28,29)

. Decidiram que a circuncisão somos nós (Fp 3.3)

II – ESTRANHOS AO CONCERTO DA PROMESSA

1. Uma vida sem Cristo.

1.1. ‘Naquele tempo estáveis sem Cristo’ (Ef 2.12)

. Eles não estavam inseridos nas promessas messiânicas de Salvação (Jo 4.22)

. Eles não conheciam a Cristo e toda a Sua obra (Hb 8.8-10)

2. Separados da comunidade de Israel (Ef 2.12)

2.1. Havia desvantagem de os gentios não pertencerem à comunidade de Israel (2.12).

2.2. Não faziam parte do povo escolhido e nem das alianças (Rm 9.14)

. A chamada foi feita a Abraão e sua descendência (Gn 17.17)

. A lei e as promessas pertenciam somente aos judeus (Mt 22.32)

2.3 Um gentio, por meio de Cristo, se torna descendência de Abraão (Gl 3.29)

3. Alienados aos pactos das promessas.

3.1. Uma vez separados da comunidade de Israel, os gentios desconheciam totalmente os vários pactos que Deus estabelecera com os patriarcas israelitas

3.2 Os pactos giravam em torno da grande promessa do advento do Messias (At 13.32-37).

. o “pacto abraâmico” (Gn 12.1-3)

. o “pacto mosaico” (Dt 28.1-14)

. o “pacto davídico” (2 Sm 7.13-16)

3.3. De alienados da promessa, por meio do sangue de Jesus, os gentios tornaram-se herdeiros da maravilhosa promessa (Gl 3.29)

III – SEM ESPERANÇA E SEM DEUS

1. Desprovidos de esperança.

1.1. A palavra confiança está ligada às promessas divinas (Sl 130.5; Jr 17.7)

1.2. Com a ideia grega de filosofia os gentios eram desprovidos de esperança (At 17.18,32)

1.3. Não tinham esperança pois ignoravam as promessas divinas (1Co 9.10)

1.4. Sem esperança, viviam com medo e incertezas (Hb 6.18,19; 2 Co 7.10)

1.5. Sem esperança, viviam sem paz

2. Sem Deus no mundo.

2.1. A expressão “sem Deus” não significa que os gentios não serviam ou não acreditavam numa divindade (1 Co 8.4; Gl 4.8)

. Eles eram politeístas. Estavam alienados ao Deus que se revelou a Israel (Êx 19.1-16)

. Viviam em meio às trevas espirituais, por causa da idolatria (Sl 115.1-8)

2.2. Esse quadro foi alterado pela intervenção dos desígnios eternos do verdadeiro Deus (Jo 17.3)

Conclusão: Um dia, porém, a magnitude do amor divino circuncidou os nossos corações, aproximou-nos de Cristo e de Israel, incluiu-nos na esperança da promessa e revelou a nós o único e verdadeiro Deus.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS