ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 (ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/sp)
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - As parábolas de Jesus: as verdades e princípios divinos para uma vida abundante
COMENTARISTA: WAGNER TADEU DOS SANTOS GABY
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 8 – ENCONTRANDO O NOSSO PRÓXIMO
Texto: Lucas 10.25-37
Introdução: Amar ao próximo inclui amar até mesmo aqueles que nos aborrecem, pois encontramos em Deus o maior exemplo de que tal amor é possível.
I - INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
1. Uma parábola com diversas interpretações.
1.1. Ela tem sido alvo das mais diversas interpretações. Revelando objetivos que ela não tem
. (Ex:) A caminhada humana ao sair do Éden (Jerusalém) e tomar o caminho do mundo (Jericó)
2. Pondo Jesus à prova ou "tentando-o".
2.1. Era um doutor que queria pôr Jesus à prova (Lc 10.25)
2.2. A intenção por trás deste doutor:
. Colocar à prova o caráter de Cristo
. Procurava colocar o Mestre em situação difícil
. Quem sabe queria receber um elogio
3. "Como lês?"
3.1. Jesus responde ao homem com outra pergunta (Lc 10.26)
. Sobre o conteúdo do mandamento
. Jesus quer saber como o doutor lê, como o interpreta e de que forma olha para o mandamento.
. O homem não compreendendo limita-se a responder recitando o mandamento tal como está escrito (v.27)
. Jesus, então, o chama para a prática do mandamento (Lc 10.28)
4. Questão principal.
4.1. Não satisfeito, o doutor da Lei quer saber de Jesus "quem" seria o seu próximo (v.29).
4.2. É nesse contexto que a parábola é contada pelo Senhor Jesus (Lc 10.30-33)
. Jamais aquele doutor veria num samaritano um próximo seu (Jo 4.9; 8.48)
. Jesus mostra que aquele doutor da Lei também precisa ver o samaritano como próximo (comp. Mt 18.33)
II - COMPAIXÃO E CARIDADE SÃO INTRÍNSECAS À FÉ SALVADORA
1. Compaixão.
1.1. Jesus revela que o Bom Samaritano teve ‘compaixão’ (Lc 10.33)
1.2. A compaixão é um sentimento intenso que faz com que a pessoa ‘mova-se’ (Lv 10.33; Êx 2.6)
2. Cuidado.
2.1. A parábola revela o aspecto prático do amor, ‘o cuidado’ (Lc 10.34)
2.2. Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lc 10.27; Lv 19.18)
. Esse amor não é retórico
. Esse amor é na prática (Jo 3.16; 1Jo 3.16-18)
3. Caridade.
3.1. O samaritano decidi curar (Lc 10:34)
3.2. O samaritano decidi gastar para ajudar (Lc 10:35)
3.3. Essas atitudes revelam a caridade do samaritano
. Toda caridade é uma doação de si mesmo (1Pe 2.21)
III - O NOSSO PRÓXIMO É QUALQUER PESSOA NECESSITADA
1. O "próximo".
1.1. No caso da parábola, o próximo do doutor da lei era quem ele odiava, o samaritano (Jo 4.9; 8.48)
. Era um exemplo doloroso
1.2. Jesus pergunta qual foi o próximo daquele homem que sofria (Lc 10:36)
. O homem limitou-se a dizer foi o que eu sou de misericórdia (Lc 10:37)
. Ele não falou que foi o samaritano
1.3. Com essa história Jesus respondeu a pergunta do doutor da lei (Lc 10:25)
1.4. A hipocrisia humana já existia na época de Jesus, por isso haviam diversos embates com os doutores da lei (Mt 21:1-36)
2. Ajudar ao próximo não salva, mas é algo que deve ser feito por quem é salvo.
2.1. Nessa parábola Jesus não afirma que o samaritano é salvo por haver feito bem ao próximo.
2.2. Fazer obras de caridade não leva ninguém a salvação (Ef 2.8,9)
2.3. Os verdadeiros filhos de Deus fazem boas obras foram chamados para isso (Ef 2.10; Tg 2.14,17)
2.4. Jesus ensina ao mestre da lei que essa questão pode ser resolvida
3. A medida do amor para com o necessitado.
3.1. A medida do amor ao próximo pode ser medida com base na necessidade do outro
3.2. Algumas barreiras que nos levam a não ajudar o nosso próximo
. Diferenças de nacionalidade
. Religiosidade
. Grupo social
3.3. Devemos ter ações concretas (Tg 2:14-16)
4. Sendo o próximo.
4.1. O doutor pergunta quem é o próximo (Lc 10:29)
. Nessa pergunta o doutor da lei não tinha interesse algum em ajudar
4.2. Na resposta de Jesus é dito o contrário: de quem eu posso ser o próximo (Lc 10:36)
. Nessa resposta o doutor da lei tinha que pensar em ajudar alguém
4.3. De quem eu posso ser o próximo?
CONCLUSÃO: Aqui aprendemos que o amor não aceita limites na definição de quem é o próximo. Enquanto todas as sociedades e seus segmentos sociais acabam levantando barreiras para separá-las das demais pessoas, os discípulos de Cristo devem olhar para os seres humanos com igualdade, pois o próprio Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34).
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