Adultos

Lição 8 - Abigail, um caráter conciliador V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - O caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

LIÇÃO Nº 8 – ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=KcWCM8PZrQs" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

INTRODUÇÃO

Nesta lição faremos um contra ponto sobre o caráter duro e maligno de Nabal com o caráter justo e sábio de sua esposa Abigail. Pontuaremos os pontos negativos deste homem cruel, egoísta e arrogante; e destacaremos sobre os pontos positivos desta mulher pacificadora, humilde, sábia, intercessora, prudente e corajosa que foi Abigail.

I - CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER DE NABAL

Nabal descendia do famoso Calebe, companheiro de Josué (1Sm 25.3), e seu nome significa: “tolo, louco” (1Sm 25.25) (CHAMPLIN, 2000, p. 1212). Davi não exigiu de Nabal que mandasse grandes quantidades de víveres, mas, sim, que enviasse para seus homens o que “achasse à mão”, ou seja, o que pudesse mandar (1Sm 25.8-c). Porém, ao ouvir o pedido de Davi, Nabal encolerizou-se diante dos mensageiros e disse que não atenderia o pedido de um homem que, na visão dele, era mais um fugitivo de “seu senhor”, o rei Saul (1Sm 25.10).Vejamos alguns aspectos do seu caráter:

1.1 Nabal um homem de caráter maligno. Nabal é descrito como um homem de caráter “[…] duro e maligno nas suas ações” (1Sm 25.3), do qual ninguém poderia aproximar-se com segurança: “[…] e não há quem lhe possa falar” (1Sm 25.17-c). Um de seus servos, bem como a própria esposa, o chamaram de “filho de Belial”, dizendo que: “[…] a loucura estava com ele” (1Sm 25.25). O termo hebraico “beliya’al” refere-se a pessoas que transgrediam a lei deliberadamente. Um filho de Belial é uma pessoa má e sem valor, por isso, a resposta de Nabal foi desaforada, desrespeitosa e em tom de deboche (WIERSBE, 2010, p. 272).

1.2 Nabal um homem de caráter egoísta. Davi protegera os pastores de Nabal de atacantes árabes e filisteus (1Sm 25.7,8), no entanto, quando os jovens explicaram-lhe educadamente a situação, Nabal insultou-os. Nabal tinha informações de Davi, como o texto indica, em sua referência ao seu pai: “[…] e quem é o filho de Jessé?” (1Sm 25.10-b). Nabal era partidário de Saul e considerava Davi um rebelde (1Sm 25.10), suas palavras sem dúvida, revelam o coração de um homem egoísta e arrogante:

“Respondeu Nabal aos moços de Davi: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? […] Tomaria eu o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses (animais) que abati […] e o daria a homens que não sei de onde vem?” (1Sm 25.10,11). Davi precisava sustentar 600 homens no deserto (1Sm 23.13), e Nabal ao se recusar ajudar a Davi e seus homens, “[…] pagou mal por bem” (1Sm 25.21 ver Sl 109.5; Pv 17.13).

1.3 Nabal um homem arrogante. A resposta de Nabal aos homens de Davi foi dura, e sem dúvida alguma, era uma grande afronta.

Foi enviado uma original saudação a Nabal, mostrando-lhe cortesia e desejando todas as coisas boas para ele, seus familiares e servos: “e enviou Davi dez jovens, e disse aos jovens: Subi ao Carmelo e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.

E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz! […] Dá a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão” (1Sm 25.5,6,8). Mesmo com toda essa saudação a resposta de Nabal demonstra seu caráter prepotente e arrogante (1Sm 25.10,11). Esse insulto indica que ele pertencia à facção de Saul e deveria ser considerado entre os que odiavam Davi. O pedido estava sendo feito em um dia bom, em meio a uma ocasião em que Nabal se tornava mais rico, com a “tosquia de seu rebanho” (1Sm 25.4), e entre festas e celebrações (ELLICOTT apud CHAMPLIN, 2000, p. 1213 – grifo nosso).

1.4 Nabal um homem ingrato. Em ocasiões anteriores, Davi chegara a dar proteção aos pastores de Nabal seus homens serviam de apoio e de guarda para os rebanhos: “De muro em redor nos serviram [...]” (1Sm 25.16). Proteção foi dada aos pastores, que estavam muito vulneráveis em campo aberto, com suas ovelhas. O texto implica proteção contra as feras e os salteadores. Os homens de Davi não lhes haviam feito nenhum mal nem os tinham furtado. E podemos supor que tenham dado proteção contra os temíveis filisteus, que tinham o mau hábito de atacar pessoas que de nada suspeitavam.: “[..] os teus pastores estiveram conosco […] têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou […] De muro em redor nos serviram, tanto de dia como de noite, todos os dias que andamos como eles [...]” (1Sm 25.7,8; 15-17). Davi tinha uma reivindicação pelos serviços realizados em favor de seus pastores, em Carmelo (CHAMPLIN, 2000, p. 1213 – grifo nosso).

II - CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER DE ABIGAIL

O nome Abigail significa “pai da alegria” ou “exultação” (LIMA, 2017, p. 87). Abigail era bonita por dentro e por fora.“[…] Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa [...]” (1Sm 25.3). Para entendermos o caráter de uma pessoa, faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, de suas atitudes e ações. Vejamos algumas de suas qualidades:

2.1 Abigail uma mulher pacificadora. Abigail agiu com extrema prudência, apaziguando o coração de Davi, pediu perdão e o fez reconhecer que a vingança não era a melhor decisão naquele momento. Assim que soube das resoluções do coração de Davi, ela apressou-se para apaziguá-lo e pacificá-lo. Davi ficou tão grato que louvou a Deus por aquele encontro, fruto não da casualidade, mas, sim, da providência divina: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro”. Diante de tão grande livramento, pois essa atitude vingativa desagradaria a Deus e desonraria seu nome, Davi agradeceu a Deus e a Abigail (1Sm 25.33-35 ver Pv 31.30). Após cumprir a sua missão de paz, “[…] voltou Abigail a Nabal” (1Sm 25.36a). Essa volta de Abigail para o marido é incrível. Ela não estava voltando para um marido generoso, carinhoso, tranquilo, mas para um marido embriagado, mesquinho e grosseiro. Ela, porém, não o abandonou, mas retornou para ele mesmo assim (ver Mt 5.9; Rm 12.18; Ef 4.3).

2.2 Abigail uma mulher intercessora. Abigail intercedeu por Nabal, e assumiu a culpa do marido como se fosse sua pedindo clemência a Davi: “Perdoa a transgressão da tua serva [..]” (1Sm 24,28). Ela tentou aplacar a fúria dele, explicando que o marido era louco e que ela não tinha agido em favor dele e dos moços porque não viu o momento em que eles chegaram ao Carmelo: “Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste” (1Sm 25.25). Abigail era uma mulher de fé, que acreditava que Davi era o rei escolhido de Deus e que Saul era apenas um homem (1Sm 25.29), por isso, confessou que seu marido era um “homem de Belial” (v. 25, ver v. 1 7) que fazia jus a seu nome que significa: “louco”.

2.3 Abigail uma mulher prudente. A sua prudência pode ser vista, principalmente, no seu jeito de falar. Seis vezes Abigail chamou a si mesma de “tua serva” e oito vezes chamou a Davi de “meu senhor”. A Bíblia diz que a casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente. (Pv 19.14), e Abigail mostrou isso: “Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.” (1Sm 25.26). Abigail reconheceu Davi como rei (1Sm 25.28,30) quando o chamou de “meu senhor”.

2.4 Abigail uma mulher sábia. É provável que em várias ocasiões Abigail já tivesse feito reparos aos atos de seu marido, e esse era um dos fatores que o mantinham rico e abastado. Abigail não se demorou em preparar para Davi e seus homens uma pequena provisão: “Abigail se apressou […] e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi [...]” (1Sm 25.18-a; 23, Pv 14.1). “E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.” (1Sm 25.27,28) (CHAMPLIN, 2000, p. 1213).

2.5 Abigail uma mulher corajosa. Ciente de que se tratava da esposa de Nabal, Davi poderia tê-la executado ali mesmo. De outra sorte, ela poderia ser severamente castigada por seu marido por causa do ato de independência: “[…] nada disse ela a seu marido Nabal.” (1Sm 25.19). Seus servos partiram na frente, mas ela deve ter mudado de ideia acerca de sua missão e foi pessoalmente:

“[…] enquanto ela, cavalgando um jumento, descia” (1Sm 25.20). Abigail considerou ser importante ir pessoalmente, e foi o que fez, mesmo ariscando sua própria vida, pois muita gente dependia de seu sucesso (1Sm 25.12,13).

2.6 Abigail uma mulher humilde. Abigail fez o que Nabal deveria ter feito; “prostrou-se com o rosto em terra” em homenagem ao futuro rei de Israel. É interessante ver a forma como Abigail agiu com humildade diante de Davi e de todo o exército que o acompanhava reconhecendo o homem de honra e de guerra que ele era: “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, [...] deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.” (1Sm 25.23,24 ver Pv 15.33). Abigail levou consigo não somente a comida para Davi e seus homens mas também levou um coração humilde. O coração de Davi se compungiu, e sua ira alçou vôo. A Bíblia diz que o presente alargo o caminho de quem o dá (Pv 18.16).

2.7 Abigail uma mulher conciliadora. Davi reconheceu que a atitude de Abigail aplacou a ira dele e disse que o Senhor Deus de Israel era quem havia enviado aquela mulher ao seu encontro: “Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão […] que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino [...]” (1Sm 25.32-35 ver ainda Pv 15.1).

2.8 Abigail uma mulher profetiza. Abigail lembrou Davi de que o Senhor havia lhe dado uma “casa firme” ou seja, uma dinastia permanente, de modo que ele não precisava temer o futuro. Davi estava seguro, sua vida mantinha-se “atada no feixe dos que vivem com o Senhor”; mas seus inimigos seriam “lançados longe como a pedra que Davi usou para derrotar Golias” (1Sm 25.28-31). Não importava o que Saul havia planejado fazer com Davi, o Senhor cumpriria suas promessas e colocaria Davi no trono de Israel (WIERSBE, 2010, p. 274).

2.9 Abigail uma mulher determinada. Abigail diz a Davi que ele não leve em conta o que o seu esposo fez, porque o seu nome indicava sua loucura. (1Sm 25.24). Ela ainda anteviu a vitória de Davi sobre seus inimigos e disse que ele seria feito por Deus “chefe sobre Israel” e que, quando assim sucedesse, Davi não se esquecesse dela (1Sm 25.30,31). “E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher” (1Sm 25.39). Ao ouvir as palavras dos emissários de Davi, Abigail “[...] se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis aqui a tua serva [...]” (v. 41).

2.10 Abigail uma mulher submissa. Abigail causara tamanho impacto em Davi com seu caráter e sabedoria a ponto dele considerar que seria uma boa rainha. Assim, enviou mensageiros a fim de pedir a mão de Abigail em casamento, e ela se sujeitou a seu rei e se ofereceu até para lavar-lhe os pés dos seus servos: “Vindo os servos de Davi a Abigail […] ela se levantou, inclinou-se com o rosto em terra, e disse: Eis aqui a tua serva, pronta para servi-te e para lavar os pés dos servos do meu senhor” (1Sm 25.40,41). Tornou-se esposa de Davi e deu-lhe um filho por nome de Quileabe, também chamado Daniel (2Sm 3.3; 1Cr 3.1).

CONCLUSÃO

Concluímos que a história de Abigail e Nabal nos ensina que devemos cultivar as características positivas de um bom caráter como fez esta mulher, e evitarmos os maus exemplos deste homem que foi egoísta, duro e maligno.

REFERÊNCIAS

 CHAMPLIN, R. N. Antigo Testamento versículo por versículo. Vol. 2. HAGNOS.

 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

 LIMA, Elinaldo Renovato de. O caráter do cristão. CPAD

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.