ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO: Os princípios de Deus para a Sua Igreja em Levítico
COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
LIÇÃO Nº 5 – SANTIDADE AO SENHOR
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=TJ90ntpbTfk" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]ESBOÇO Nº 5
A santidade é o principal tema do livro de Levítico.
INTRODUÇÃO
- A santidade é o principal tema do livro de Levítico.
- Sem a santificação, ninguém verá o Senhor (Hb.12:14).
I – A SANTIDADE É ESSENCIAL NO CULTO LEVÍTICO
- Na continuidade do estudo do livro de Levítico, hoje abordaremos aquele que é o principal tema do livro, qual seja, a santidade. A expressão-chave de Levítico é “sede santos, porque Eu, o Senhor, sou santo” (Lv.11:44,45; 19:2; 20:7,26).
- Já quando apresentou a Sua proposta a Israel para com esta nação, que o Deus havia formado, no monte Sinai, o Senhor assinalou que Israel deveria ser um “povo santo” (Ex.19:5,6).
- “Santo” significa “separado”, “distinto”. O Senhor queria que os israelitas fossem um povo à parte dos demais, que se distinguisse das outras nações, não tendo a mesma maneira de viver que tinham elas.
- E qual era a maneira de viver que tinham as outras nações? O modo de viver de rebeldia contra o Senhor, a recusa à glorificação do nome do Senhor. Todas as nações, com exceção de Israel, eram herdeiras diretas da comunidade única pós-diluviana, dos descendentes de Noé que, multiplicando-se após o dilúvio, acabaram por ser dispersas por intervenção divina no episódio da torre de Babel (Gn.11:1-9).
- Naquela oportunidade, todos os seres humanos, sem exceção, resolveram construir uma torre cujo cume tocasse os céus, a fim de que nunca se espalhassem sobre a face de toda a Terra. Estavam, pois, todos decididos a não obedecer à ordem divina dada a Noé e a sua família (Gn.9:1) e ainda demonstrando incredulidade já que queriam um “escape” para uma possível retaliação divina contra esta desobediência por meio de um novo dilúvio, apesar de Deus ter solenemente dito que nunca mais haveria de promover juízo com um dilúvio universal (Gn.8:21,22).
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO