Lição 6 - Jônatas, um exemplo de lealdade IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - O caráter do cristão - moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 6 – JÔNATAS, UM EXEMPLO DE LEALDADE

- INTRODUCÃO

- Jônatas esteve à frente dos exércitos em função da lealdade que inspirava nas tropas, embora não fosse o comandante do exército de seu pai que era Abner, primo do rei Saul. Ele é apresentado na presente lição como um personagem bíblico de caráter exemplar.

I - TEXTO BÍBLICO

(1 Samuel 18.3,4; 19.1,2,17,17,31,32)

V, 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

V, 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

(1Samuel 19)

V, 1 E FALOU Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.

V, 2 E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te, pelo que agora guarda-te pela manhã, e fica-te em oculto, e esconde-te.

(1Samuel 20)

V, 8 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do SENHOR; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?

V, 16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O SENHOR o requeira da mão dos inimigos de Davi.

V, 17 E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.

V, 31 Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia, e traze-mo nesta hora; porque é digno de morte.

32 Então respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer? Que tem feito?

II – O CARÁTER EXEMPLAR DE JÔNATAS

1 - Jônatas

- Jónatas (em hebraico: יְהוֹנָתָן / יוֹנָתָן), Hebraico moderno Yonatan / Yəhonatan Tiberian Yônāṯān / Yəhônāṯān; foi um filho do Rei Saul e amigo de David. O significado de Jónatas é “Que Javé Deu”, ou “o presente de Deus”. Jónatas (pt) ou Jônatas (pt-br).

- O filho de Saul é uma das personalidades mais admiráveis do Antigo Testamento. Ao descobrir que Davi estava destinado a suceder seu pai no trono, Jônatas, corajosamente, defende Davi como um leal servidor do rei. Quando forçado a tomar posição, Jônatas novamente escolhe apoiá-lo, e enfrenta a fúria de seu pai para salvar a vida do amigo. Quando nos lembramos que Jônatas sucederia naturalmente a Saul como rei de Israel, sua amizade por Davi torna-se particularmente comovente. O Antigo Testamento não tem exemplo mais belo de amizade. A história de como Davi correspondeu à amizade de Jônatas é encontrada em 2 Samuel 9" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Génesis a Apocalipse capitulo por capitulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 192).

- Saul ordenou a seu filho Jônatas e a todos os seus servos que matassem Davi. Jônatas informou a Davi sobre os planos de seu pai e persuadiu Saul a prometer que não mataria Davi. Contudo, depois que Davi retornou vitorioso de outra batalha contra os filisteus, a inveja de Saul voltou e ele tentou várias vezes matar Davi.

2 – Características essenciais de Jônatas

A - Corajoso e um líder natural.

B - Lealdade é uma das partes mais for­te da coragem.

C - O amigo mais íntimo que Davi teve.

D - Lealdade a Deus coloca todos os ou­tros relacionamentos em perspectiva.

E - Confiava em Deus.

F - Trabalhador.

G - Leal

H - Grandes amizades são custosas.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES