ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – O HOMEM: CORPO, ALMA E ESPÍRITO
Texto: Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-23.
Introdução: Deus nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso ser.
I. A TRICOTOMIA HUMANA
1. Doutrina e teologia
1.1. A Doutrina do Homem está em toda a Escritura (Gn 1.26-29; 2.15; Sl 8.3-9; Ef 1.3-6)
1.2. Na Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica
a. Estuda a sua origem, constituição e existência, considerando o período anterior à Queda, o pecado original e suas consequências, o plano redentor e a eternidade.
b. Responde às intrigantes perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde vai?
1.3. Um piedoso estudo sobre o assunto desfaz:
a. Toda e qualquer dúvida existencial
b. Gera fé genuína, sadia e equilibrada
c. (1Co 2.1-16; 2Tm 3.16,17; Hb 4.12)
2. A tríplice natureza (tricotomia)
2.1. A teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do ser humano
a. O corpo, a alma e o espírito
2.2. Corpo, Alma e espírito são tratados no Novo e no Antigos Testamentos
a. (Dt 4.9; Sl 42.11; 139.16; Dn 7.15; Zc 12.1; Mt 10.28; Lc 1.46,47; 1Co 14.14,15).
2.3. O próprio Jesus Cristo possuía essa constituição (Lc 24.39; Jo 12.27; Lc 23.46)
2.4. As partes material e imaterial são apresentadas no ato de formação do homem (Gn 2.7)
3. Físico e espiritual
3.1. O processo formativo usado pelo Criador foi constituído de uma combinação única
a. O elemento físico (pó da terra)
b. O elemento espiritual (o sopro divino)
c. Essa formação tornou o homem um ser vivente diferente de todos os demais
3.2. Os anjos são seres espirituais, porém sem corpo material (Sl 33.6; Hb 1.13,14)
3.3. Os animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito)
3.4. A “alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Lv 17.12-14).
3.5. ‘Vida’ (Hb: chayim (plural)) ‘folego de vida’
a. O texto está aludindo á vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano
II. A DISTINÇÃO ENTRE ALMA E ESPÍRITO
1. A alma
1.1. Alma (Hb: nephesh) (Gr: psyché) =
a. Seu primeiro sentido é “ser vivo”, como em Gênesis 1.20: “alma vivente”
b. “alma” é uma das muitas palavras polissêmicas da Bíblia
c. Aparece 755 vezes somente no Antigo Testamento.
d. Nesta acepção: “alma” é usada também para os animais
. Significa simplesmente “vida” (Gn 1.24)
1.2. A distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo criativo:
a. Ela é procedente do sopro de Deus (Gn 2.7)
b. A alma do homem constitui uma substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25; Ap 20.4)
1.3. A alma É dotada de razão, sentimento e vontade —
a. Atributos dados por Deus ao homem para o exercício de sua missão (Gn 1.28)
b. Em especial, sua vocação relacional com o Criador e com os semelhantes (Gn 2.15-24; 3.8)
c. Isso decorre do fato de o homem ser um ser pessoal, criado à imagem de Deus (Gn 1.26)
2. O espírito
2.1. Espírito (Hb: ruah Gr: pneuma)
a. O espírito do homem provém de Deus e constitui sua principal dimensão.
b. É por meio dele que mantemos nossa comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos (Hb 12.9; Jo 4.23,24).
2.2. Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a parte imaterial do ser humano.
2.3. É o “homem interior” segundo o que Paulo revelou (Rm 7.22-25; 2Co 4.16-18; Ef 3.16-19).
2.4. O espírito usa e transmite essa vida à alma, que, por sua vez, a expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos para explorar o mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”
a. São três elementos que formam um único ser ou pessoa
III. A INTERAÇÃO DAS TRÊS DIMENSÕES
1. Corpo, afetos e somatização
1.1. O corpo (gr. sōma) é a parte material do ser humano
. Por meio da qual comumente manifestamos os atributos da alma e do espírito
1.2. Empregando o vocábulo “coração” (heb. leb; gr. kardia), como sinônimo de alma
. (Pv 15.13; Pv 14.30; Pv 17.22)
1.3 Identificados como doenças psicossomáticas a partir do século XX, muitos problemas físicos decorrem de crises da alma (e do espírito, inclusive pecados, cf. Sl 31.9,10; 32.1-5)
2. Equilíbrio e saúde
2.1. Alma e espírito sofrem por problemas do corpo, também
a. A língua é um dos membros que mais produzem angústias ao ser humano (Pv 18.7,21; 21.23).
b. Tem o nefasto poder de contaminar a pessoa por inteiro (Tg 3.6)
2.2. Devemos ter cuidados físicos e relacionais saudáveis (Cl 3.5-9; Ef 4.25-32; 6.18)
a. Um viver santo e equilibrado requer constante vigilância e oração
b. É uma maneira de preservar corpo, alma e espírito de toda a espécie de males
2.3. Quanto à crescente busca por medicamentos como solução para todo tipo de problema emocional, é preciso discernimento e cautela.
a. O acompanhamento médico e psicológico é importante em situações clinicamente diagnosticadas
b. Quando o problema tem origem espiritual, os medicamentos não resolvem; no máximo, aliviam os sintomas
c. Arrependimento e abandono do pecado são essenciais para a verdadeira cura da alma (Cl 3.8; Ef 4.31; Tg 4.6-10; 2Cr 7.14; Is 53.4,5)
Conclusão: Uma correta compreensão espiritual acerca do homem, de sua constituição e propósito é fundamental para uma vida cristã equilibrada (1Co 2.14,15). Mesmo as almas mais piedosas não encontram verdadeira paz e alegria senão em Deus, o seu Criador (Sl 42.1; Jo 14.27), pois “a alegria do Senhor é a [nossa] força” (Ne 8.10)
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