ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 12 – O CARÁTER MISSIONÁRIO DA IGREJA DE JERUSALÉM
Texto: Atos 11.19-30.
Introdução: Faz parte da missão da Igreja a evangelização de povos não alcançados.
I. UMA IGREJA COM CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA
1. O Evangelho para além da fronteira de Israel
1.1. O evangelho além da fronteira devido à perseguição (At 11.19)
a. O início da perseguição relatada por Lucas (At 8.1-4)
2. Cristãos dispersados, mas conscientes de sua missão
2.1. Aonde os cristãos dispersos chegavam, anunciavam a Palavra de Deus (At 11.19,20).
a. Esses cristãos dispersados não esconderam a sua fé tinham consciência disso
b. Eles deram testemunho do Evangelho na Fenícia, Chipre e Antioquia. (Cf: Mt 5.14)
2.2. Eles haviam sido comissionados para isso (Mt 28.19; At 1.8)
2.3. Cada cristão não deve perde o foco (Cf: 1Tm 2.4)
a. Devem anunciar Jesus em qualquer tempo, lugar e circunstância (2Tm4.2)
3. Cristãos leigos, mas capacitados pelo Espírito
3.1. Alguns levaram o evangelho para Antioquia (At 11.20)
a. Antioquia era a capital da Síria
b. Era uma cidade cosmopolita e uma das três cidades mais importantes do Império Romano
c. Os cristãos “comuns” são os fundadores da igreja de Antioquia
. Foi uma das mais relevantes e importantes do Novo Testamento (At 13.1-4)
. Eles não são contados entre os apóstolos, diáconos ou presbíteros
. O segredo deles: A mão do Senhor era com eles (At 11.21)
. Esse era o segredo que fez toda a diferença
. O destaque deles, não era o ofício ou o cargo, mas a capacitação do Senhor (Cf: Js 1.9)
II. UMA IGREJA COM VISÃO TRANSCULTURAL
1. A cultura grega (helênica)
1.1. Em Antioquia eles falaram aos gregos (At 11.20)
a. Eles falaram a pessoas que não eram judias
b. Eles falaram a pessoas que adoravam outros deuses
c. Eram judeus pregando para gregos
1.2. Era um mundo totalmente diferente onde as pessoas não conheciam a fé judaica
1.3. Eles estavam obedecendo a ordem de Jesus (Mc 16.15)
2. Contextualizando a mensagem para alcançar os gregos
2.1. Aprendemos como os primeiros cristãos adaptavam a mensagem ao contexto em que estavam
a. Eles “anunciavam o evangelho do Senhor Jesus” (At 11.20).
b. Esses cristãos estavam pregando para pessoas que não eram judias
2.2. Há vários assuntos que não faziam sentido, na época, falar aos gentios
a. Eles não usariam o Antigo Testamento para falar do Messias
b. Diferente dos samaritanos que esperavam pelo Messias (At 2.36; 5.42; 8.5; 9.22)
c. Eles não pregavam costumes judaicos como a circuncisão. Estêvão citou isso (At 7.51)
2.3. Em vez de enfatizar que Jesus era o Messias, eles destacavam que Ele é o Senhor.
a. Os pagãos precisavam deixar seus falsos deuses e se voltar para o único e verdadeiro Senhor (At 14.15; 26.18,20)
2.4. Dessa forma de pregar, o evangelho foi alcançando diferentes culturas (Rm 1.15; 2Co 2.12)
III. UMA IGREJA QUE FORMA DISCÍPULOS
1. A base do discipulado
1.1. Os apóstolos enviaram Barnabé para ajudar na obra em Antioquia (At 11.22)
a. Chegando ali, Barnabé viu uma igreja viva e cheia da graça de Deus (At 11.23).
b. Barnabé os encorajou na fé (At 11.24)
c. Percebeu, também, que aquela igreja precisava de instrução ou, seja, ser discipulada
d. Barnabé foi em busca de Saulo para que o auxiliasse nesta missão (At 11.26)
1.2. Esse episódio nos mostra que não basta ganhar almas, é preciso ensiná-las (Mt 28.19)
1.3. Sem o ensino, a igreja não cresce em graça e conhecimento (Os 4.6; 6.3)
1.4. O crescimento saudável só é possível por meio da obra da evangelização e do discipulado.
2. Denominados de “cristãos”
2.1. Os cristãos de Jerusalém haviam sido chamados na igreja de:
a. “irmãos” (At 1.16);
b. “crentes” (At 2.44);
c. “discípulos” (At 6.1)
d. “santos” (At 9.13)
e. Aqueles que eram do ‘Caminho’ (At 9.2; 19.9,23; 22.4; 24.14,22).
2.2. Agora em Antioquia são chamados de “cristãos” (At 11.26).
a. O termo “cristãos” tem o sentido de “pessoas de Cristo”
3. A identidade cristã
3.1. O que realmente define um cristão é sua vida, sua fé e suas atitudes (Mt 7.16)
3.2. O nome “cristão” aparece novamente na Bíblia em Atos 26.28 e 1 Pedro 4.16.
3.3. Segundo a Bíblia, ser cristão significa:
a. Crer em Jesus
b. Abandonar o pecado
c. Receber a salvação
Conclusão: O que se destaca não é uma metodologia sofisticada de evangelismo, mas a graça de Deus, que capacita pessoas simples e anônimas a realizarem a sua obra. Quem deseja fazer, Deus capacita. Ninguém jamais terá tudo de que precisa para cumprir a obra de Deus; no entanto, se Deus tiver tudo de nós, Ele nos habilitará a realizá-la.
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