ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A IGREJA EM JERUSALÉM: Doutrina, comunhão e fé: a base para o crescimento da Igreja em meio às perseguições
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 5 – UMA IGREJA CHEIA DE AMOR
O amor é o elo que mantém a igreja do Senhor unida e disposta a cumprir sua missão neste mundo. De modo geral, a igreja tem como missão cumprir o "Ide" ordenado pelo Senhor Jesus. Esse Ide se traduz no trabalho de evangelização e discipulado, mas também na consolidação dos crentes na fé em Cristo. Trata-se de um processo de amadurecimento da vida cristã em que o amor é a pedra fundamental. A Bíblia menciona o amor como "o vínculo da perfeição" (Cl 3.14).
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O AMOR MANIFESTADO NA COMUNHÃO CRISTÃ
A plenitude do Espírito na vida da Igreja primitiva (4.31) manifesta-se através da unidade espiritual e do amor solidário. A plenitude do Espírito se evidencia tanto nos atos como nas palavras, tanto no serviço como no testemunho, tanto no amor pela família como na proclamação ao mundo.
O testemunho encontrado nos primeiros irmãos causou uma explosão de pessoas se convertendo ao Evangelho da cruz. Esse crescimento acelerado trouxe consigo algumas questões pontuais, incluindo questões sociais que precisaram ser cuidadas pela Igreja. Foi nesse ponto que eles nos transmitiram uma grande lição: o cuidado com os que chegavam destacou o grande amor dos primeiros cristãos.
[...] quando as pessoas não crentes se sentem bem-vindas, elas retornam. Quando retornam, elas têm mais oportunidades de ouvir a pregação do Evangelho e desenvolver relacionamento com os crentes da igreja. E, muitas vezes, esses relacionamentos são usados por Deus para levar as pessoas ao seu Filho, Jesus Cristo.Como falamos anteriormente, as questões sociais rondaram a Igreja no primeiro século. Isso fez com que o amor de todos fosse evidenciado na entrega que tiveram pelo próximo, a ponto de venderem as suas próprias herdades para que tudo contribuísse para ajudar no sustento dos necessitados.
Crentes cheios do Espírito têm o coração aberto e o bolso também. O amor não consiste naquilo que falamos, mas no que fazemos. A comunhão passa pelo compartilhar. A unidade da igreja transformou-se em solidariedade. Pessoas eram mais importantes do que coisas, pois os crentes adoravam a Deus, amavam as pessoas e usavam as coisas.
Destaque
O amor é a marca registrada da igreja de Cristo. Em um mundo contaminado pelo pecado, repleto de maldades, mentiras, egoísmo e violência, a humanidade procura um ambiente onde possa encontrar esperança, acolhimento, verdade, paz e, sobretudo, o amor. Nesse sentido, a igreja de Cristo representa a única porta capaz de oferecer essas virtudes.
O AMOR COMO MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA
Como resposta à abundante graça de Deus dispensada para com a igreja, os crentes logo perceberam que havia pessoas necessitadas no seu meio. A igreja não era nivelada. Houve um movimento voluntário de partilha e doação para atender os mais carentes que passou a ser concentrado nos apóstolos. Os apóstolos tornaram-se o centro de distribuição e de supervisão. Posteriormente (cf. At 6), vemos que eles dividiram ou responsabilizaram outros para que essa tarefa fosse executada.
Era evidente que a Igreja primitiva manifestava a graça recebida por parte do Senhor. Lucas destaca isso ao afirmar que "[...] em todos eles havia abundante graça" (At 4.33). Isso só é possível de encontrar em uma Igreja que vive harmoniosamente em comunhão com o Pai e entre uns com os outros.
A graça não se compra nem se barganha. Ela é recebida gratuitamente e como destaque da grande e imensurável vontade de Deus. Uma Igreja que foi alcançada por esse favor imerecido deve destacar em seus atos o quão agraciada foi, não como forma de retribuição, mas sim como ato de gratidão pelo que recebeu.
Destaque
Para tanto, é preciso conscientizar os irmãos acerca do propósito maior para o qual a igreja existe: ganhar almas para o Reino de Deus. Quando o foco maior dos irmãos em Cristo está em cumprir o "Ide", ordenado por nosso Senhor (Mc 16.15), não haverá espaço para desavenças, divisões, contendas ou animosidades que deterioraram as relações e tornam o testemunho da igreja ineficaz. Que possamos permitir que o Espírito Santo direcione cada coração de acordo com Seu propósito e, assim, seremos uma igreja acolhedora e cheia do amor de Deus.
A MANIFESTAÇÃO DO AMOR NA SOLIDARIEDADE CRISTÃ
Embora devamos, definitiva mente, alcançar as pessoas que estão além das paredes de nossas igrejas, imagine a diferença que faríamos se fôssemos eficazes em receber as pessoas que nos visitam. O primeiro grande passo no caminho para se tornar uma igreja acolhedora é entender a importância incrível desse ministério.
Hoje confundimos, e de maneira infeliz, que uma Igreja boa para se estar deve ser aquela que apresenta grandes movimentos ditos espirituais, que no final são manobras artísticas de manipulação emocional. Não afirmo que os milagres e o mover de Deus aconteça na Igreja, pelo contrário, o que falo são sobre os que manipulam a fé para ter uma aparência aceitável.
A Igreja verdadeira apresenta qualidades como: povo cheio do Espírito Santo e abundante em amor para com o próximo. Essa marca deve estar presente em nossa comunidade cristã, de modo que sejamos verdadeiramente identificados como servos de Deus e participantes do corpo de Cristo.
[...] deve haver voluntariedade por parte dos crentes para realizar o trabalho do Senhor isso tanto na esfera social como na missional. Mesmo aqueles que recebem alguma ajuda financeira para executar alguma tarefa não devem ter no dinheiro a sua motivação. [...] o desejo de agradar a Deus deve ser a sua real motivação. [...] além da voluntariedade, há a necessidade de possuir-se um espírito solidário. Uma igreja que não é solidária na sua essência deixou de ser Igreja. Por natureza, uma igreja necessita ser solidária.
Destaque
Nesse sentido, fica evidente que o acolhimento demonstrado pela igreja é reflexo do nível de relacionamento experimentado entre os seus membros. Quando os irmãos de uma igreja são movidos pelo amor de Deus de forma abundante em seus corações as relações interpessoais, por mais desafiadoras que sejam, são conduzidas em perfeita harmonia.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA