ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - E O VERBO SE FEZ CARNE – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 4 – JESUS, O PÃO DA VIDA
...
SUBSÍDIOS DE OUTRAS REVISTAS ANTIGAS E LIVROS
O verdadeiro pão celestial é o Salvador, que desceu do céu para a terra, para salvar as almas humanas (Jo 3.16). O maná era apenas um outro tipo de pão: como o maná, descia do Céu; diferentemente do maná, JESUS dá a vida não apenas a uma nação, não só por 40 anos e sim ao mundo inteiro; não por poucos anos de vida humana, e sim pela eternidade (v. 49,50).
No tempo de Moisés o maior milagre aconteceu – 40 anos de pão no deserto.
JESUS faz maior milagre, pois dá a vida eterna com o Pão descido do céu.
Qual é maior? 40 anos ou vida eterna?
“Eu sou o pão da vida.” (Jo 6.48)
VIDA - ζωη zoe
1) vida - 1a) o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado 1b) toda alma viva
2) vida - 2a) da absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a DEUS e, por meio dele, ao “logos” hipostático e a CRISTO, em quem o “logos” assumiu a natureza humana - 2b) vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a DEUS, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em CRISTO, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre.
MULTIPLICAÇÃO DE PÃES NO ANTIGO TESTAMENTO
2 Reis 4.42 E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de DEUS pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará.44 Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. (2 Rs 4.42-44).
Comentários BEP - CPAD
6.35 EU SOU O PÃO DA VIDA. "Eu sou o pão da vida" é a primeira das OITO declarações "Eu sou" proferidas por JESUS, e contidas no Evangelho segundo João. Cada uma delas ressalta um aspecto importante do ministério pessoal de JESUS. As outras são: "Eu sou a luz do mundo" (João 8.12), “antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58), "Eu sou a porta" (João 10.9), "Eu sou o bom Pastor" (João 10.11,14), "Eu sou a ressurreição e a vida" (João 11.25), "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (14.6), "Eu sou a videira" (João 15.1,5). A declaração "Eu sou o pão da vida" informa-nos que CRISTO é o sustento que nutre a nossa vida espiritual. Sem JESUS reina a morte espiritual.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 6:57
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. João 6:56
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:54
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. João 6:55
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA