Adultos

Apêndice 2 – Os sinais anteriores ao ano da oposição

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - E O VERBO SE FEZ CARNE – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

APÊNDICE Nº 2 – OS SINAIS ANTERIORES AO ANO DA OPOSIÇÃO

Os três primeiros sinais registrados no evangelho de João atraíram as pessoas a Jesus.

Texto áureo

“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais vida em Seu nome.” (Jo.20:31)

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre, analisaremos os sinais registrados por João no evangelho que são anteriores ao ano da oposição.

- Os três primeiros sinais registrado no evangelho de João atraíram as pessoas a Jesus.

I – OS SINAIS E O MINISTÉRIO DE JESUS

- João escreveu o evangelho a partir de sete sinais que foram realizados pelo Senhor Jesus, suficientes, segundo o apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo, para que as pessoas cressem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

- Esta crença de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, é a pedra de toque da fé cristã, a essência da doutrina ensinada pelo Senhor e transmitida pelos apóstolos. Ela foi revelada a Pedro em Cesareia de Filipe (Mt.16:16) e era o que estava sendo questionado pelas heresias que estavam a perturbar a Igreja no momento da redação deste evangelho, o que muito preocupava o apóstolo do amor.

- Desde o tempo de Moisés, sabiam os israelitas que o Cristo haveria de ser um “profeta como Moisés” (Dt.18:18), e isto exigia que o Messias fosse, tal qual Moisés, que conhecesse o Senhor face a face e que fizesse sinais e maravilhas (Dt.34:10,11).

- Ao construir o evangelho de Jesus a partir de sete sinais eloquentes, o apóstolo João confirmava que Jesus era o Cristo e, mais, ao enfatizar a Sua divindade, confirmava que Ele era o Filho de Deus.

- A palavra utilizada para sinal é a palavra grega “semeion” (σημειον), cujo significado é de “milagre, símbolo, prodígio”, como prova e promoção da missão divina de Jesus” (Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Dicionário do Novo Testamento, verbete 4592 (B), pp.2392/3).

- Os evangelhos ditos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), apontam que o ministério de Jesus era caracterizado pela pregação, pelo ensino e pela realização de sinais, prodígios e maravilhas (Mt.4:23,24; 9:35; Mc.1:39; Lc.4:31-42).

- É precisamente isto que se espera de Seus discípulos (Mc.16:15-20; At.2:43; I Co.2:4; Hb.2:3,4). Temos feito isto?

- Os sinais tinham a função de mostrar ao povo que Jesus era o “profeta como Moisés”, o Cristo e que, deste modo, deveriam as pessoas crer n’Ele para alcançar a salvação, a vida eterna.

- Os sinais eram realizados para que as pessoas entendessem que Jesus estava no Pai e o Pai n’Ele, ou seja, que Ele era Deus e que, portanto, deveriam ouvir o que Jesus falava e obedecer aos Seus ensinos.

- Os sinais serviam de fator de atração das pessoas a Jesus, para que, diante desta demonstração de poder, viessem a se arrepender de seus pecados e passar a viver em obediência ao Senhor, almejando conviver com Ele para todo o sempre na pátria celestial.

- Os sinais eram uma exteriorização da presença de Deus na vida de Jesus, uma comprovação da Sua unidade para com o Pai, prova de que Ele conhecia a Deus face a face e que a redenção havia chegado ao povo.

- A multidão seguia a Jesus por causa dos milagres que Ele operava (Jo.6:2) e os sinais levavam as pessoas a concluir que Jesus havia sido enviado pelo Pai, que Ele desfrutava de comunhão com Deus (Jo.3:2; 7:31; 9:16).

- Jesus conhecia bem o povo judeu, cuja cultura fazia com que se preponderasse a busca de sinais (Jo.4:48; I Co.1:22), motivo pelo qual, como havia vindo para as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt.15:24), abundou o Seu ministério em sinais (Jo.20:30; 21:35), tendo sido registrados 35 milagres nas Escrituras, 7 no evangelho segundo João, 5 deles apenas neste evangelho.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.