ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - E O VERBO SE FEZ CARNE – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – O VERBO QUE SE TORNOU CARNE
Texto: João 1.1-14
Introdução: O Verbo de Deus inseriu-se na história, assumindo a forma de homem para redimir os pecadores.
I. O EVANGELHO DE JOÃO
1. Autoria e data
1.1. O apóstolo João é o autor do Evangelho que leva o seu nome. (Jo 21.20,24)
a. Os pais da Igreja também confirmam essa autoria
1.2. Admite-se que tenha sido escrito entre os anos 80 e 90 d.C.
1.3. O Evangelho de João apresenta uma doutrina genuína sobre a divindade de Jesus Cristo.
a. As expressões “Verbo Divino” e “a Palavra que se fez Carne” são de grande importância neste quarto Evangelho.
2. O propósito do Evangelho
2.1. O Evangelho de João tem como um de seus propósitos
a. Levar o leitor a crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus
b. Ao crer em Jesus, o leitor, encontrará a vida em seu nome (Jo 20.31).
2.2. Por isto, revela a Cristo logo no prólogo do Evangelho (Jo 1.1-14)
a. É Jesus, Filho de Deus, fazendo parte da história (Jo 1.1)
b. O Logos é a “Palavra Encarnada”. (1Tm 3.16)
3. A Natureza de Jesus
3.1. João revela a dimensão divina de Jesus, e aborda a sua natureza humana, também (Jo 8.39,40; 9.11)
a. O Evangelho afirma a divindade de Jesus como Filho de Deus
b. O Evangelho discute a humanidade de Jesus, sua morte em favor dos pecadores
3.2. Em João, tanto a divindade quanto a humanidade de Jesus são afirmadas
II. JESUS, O VERBO DE DEUS
1. A revelação que ultrapassa o passado
1.1. João introduz o seu Evangelho com a expressão “no princípio era o Verbo” (Jo 1.1)
a. É provável que teve como referência Gênesis 1.1.
b. Revela, aqui, que o Verbo é Deus ‘no princípio’ (Conf. Hb 1.8)
. Sua existência é infinita, ou seja, não tem começo nem fim (Cl 1.17)
1.2. Muito além do passado, desde o princípio (Jo 1.1)
a. O Verbo já existia com Deus
b. O Verbo estava com Deus e é Deus (Jo 10.30; 1Jo 5.20)
2. A natureza fundamental do Verbo
2.1. Tal como Deus é eterno, também o Verbo o é.
a. Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (Ap 1.8; 22.13)
2.2. João apresenta Jesus como o “Logos de Deus”, a Palavra Encarnada que habita entre os homens
2.3. Enquanto “Verbo encarnado”, Jesus é reconhecido por muitos e adorado como Deus. (Mt 1.23)
3. “No princípio era o Verbo” (Jo 1.1).
3.1. Verbo (Gr: Logos) = ‘Palavra’
a. O conceito de logos traz consigo a noção de expressão tanto da razão quanto da linguagem.
3.2. A forma mais adequada de compreender ‘Logos’ relaciona-se com as maneiras pelas quais Deus se manifesta ao ser humano.
3.3. O conceito mais apropriado para logos encontra-se em Jesus (1Jo 1.1)
a. Ele representa a expressão da divindade
b. Ele representa a Revelação de Deus
III. A ENCARNAÇÃO DO VERBO
1. A manifestação do Verbo e a Luz do mundo
1.1. João identifica Jesus como o Criador de todas as coisas (Cl 1.16)
a. Ele foi mediado pelo Pai através do poder da sua Palavra (Jo 1.2,3).
1.3. A seguir, ele faz uma distinção entre luz e trevas (Jo 1.4,5).
a. As “trevas” simbolizam a obscuridade espiritual provocada pelo pecado (Ef 5.8; Jo 12.46; Cl 1.13)
1.4. Deus enviou João Batista para testemunhar e proclamar sobre a Luz (Jo 1.6-8)
a. A verdadeira luz é Cristo e os homens rejeitaram a Jesus (Jo 1.9-12; Jo 8.12; Mt 4.16)
2. O privilégio de nos tornarmos filhos de Deus.
2.1. Cristo foi rejeitado por Israel e essa atitude trouxe bênção as outras nações (1Pe 2.7; At 26.23)
a. Deus ofereceu a todas as pessoas a bênção da salvação através da obra de Cristo (Jo 1.12,13)
. Independentemente da sua raça, etnia ou língua
2.2. A Luz veio para revelar o plano divino de redenção a toda a humanidade (Ef 1.7; 1Tm 2.6)
2.3. Aos gentios foi assegurada uma herança de filiação divina através do amor do Pai (1Jo 3.1).
2.4. Como crentes em Cristo, temos o privilégio de sermos chamados “filhos de Deus” (1Jo 3.1,2)
3. A manifestação e a habitação do Verbo.
3.1. A frase “o Verbo se fez carne” sugere a humanização de Deus, que passou a viver entre os homens. (Jo 16.28)
3.2. O termo “verbo” possui uma conotação muito mais rica e profunda do que qualquer conceito filosófico: Deus entrou na história (Jo 1.14-18).
a. É importante notar a expressão “e habitou entre nós”.
. No texto grego, essa expressão indica que “o Verbo armou seu tabernáculo, ou tenda, entre nós”.
c. Antes, Deus habitava numa tenda montada pelo seu povo (Nm 1.51)
d. Agora, de acordo com as palavras de João, Ele reside entre nós
. Sua vinda representa a manifestação plena da presença divina no mundo.
. Cristo é a nossa vida (Cl 3.4)
Conclusão: Nesta lição, observamos que a revelação sensível de Deus e a sua intervenção na história tornam o Evangelho de João uma obra única do Novo Testamento. Em João, entendemos que a Encarnação do Verbo trouxe luz plena àqueles que cressem. Assim, através da fé em Jesus, somos denominados e feitos “filhos de Deus”.
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