ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 11 – A PROMESSA DA PROVISÃO
Deus, por meio do Senhor Jesus Cristo, provê todas as nossas necessidades. Deus criou o ser humano para viver integralmente em comunhão com Ele. Infelizmente, o pecado rompeu essa comunhão e proporcionou preocupações com as necessidades humanas as quais não faziam parte da convivência no Jardim do Éden. Com o advento do Evangelho, a fé em Jesus supre todas as necessidades humanas, sejam de ordem física, emocional ou espiritual.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A PROVISÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS
Compreendemos através da Bíblia Sagrada que o Evangelho não veio para nos tornar ricos ou pobres, mas sim a sua mensagem foi-nos concedida para transformar o nosso interior e nos iluminar em meio a escuridão do pecado. Contudo, precisamos entender que existe uma promessa de provisão por parte de Deus para todo aquele que permanece em sua presença, pois Ele está cuidando de nossas vidas a todo momento.
Neste século muito difícil, as palavras de Jesus em Mt 6.30 contém a promessa de Deus a todos os seus filhos nesta era de aflições e incertezas. Deus prometeu tomar as providências para o nosso alimento, vestuário e demais necessidades. Não precisamos preocupar-nos nesse sentido, mas fazer a nossa parte, viver para Deus e deixá-lo reinar em nossa vida (Mt 6.33), certos de que assumirá a plena responsabilidade por uma vida totalmente entregue a Ele (1 Pe 5.7; Fp 4.6).
Por isso o nosso Senhor nos ensinou a não ficarmos ansiosos quanto a nossa vida (Mt 6.25). Essa preocupação nos convida a descansar debaixo das asas seguras do nosso Pai celestial, mesmo que o presente século agite a nossa mente e coração.
Devido aos efeitos nocivos da preocupação, Jesus nos diz que não devemos nos preocupar a respeito daquelas necessidades que Deus promete suprir. A preocupação pode prejudicar sua saúde, perturbar sua produtividade, afetar negativamente a maneira como você trata os outros, e reduzir sua capacidade de confiar em Deus. Destaque
A provisão divina em Cristo é resultado de uma nova perspectiva de vida apresentada pelo Evangelho. As necessidades de ordem material, como a vestimenta, o alimento diário ou as fontes de sustento material, são supridas pela provisão divina. Obviamente, Cristo não quis ensinar a Seus discípulos que eles deveriam ficar sem trabalhar, mas que a preocupação com as necessidades materiais não deveria dominar suas emoções de tal forma que perdessem o foco naquilo que é o mais importante o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33,34).
A PROVISÃO DAS NECESSIDADES EMOCIONAIS
Infelizmente, temos percebido um aumento estarrecedor de doenças psicossomáticas no presente século. Ansiedade, depressão, crises de pânico; são exemplos de problemas emo- cionais que atingem a humanidade no presente século. Não podemos desprezar os nossos sentimentos, e sobrecarregar a nossa mente com sofrimentos do passado ou uma preocupação exacerbada sobre o futuro.
Ao ler a Palavra de Deus, somos orientados a confiar ao Senhor o nosso futuro: “Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida” (Sl 16.5 – NTLH); “Não vos inquietei, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34).
Quando nos entregamos a um excesso de preocupações sobre o futuro, acabamos aco- metidos pelo mal da ansiedade. A ansiedade tem se apresentado como um grande mal desse século. Uma grande quantidade de pessoas tem sofrido por estarem preocupadas ao extremo com o futuro, e, assim, deixando de aproveitar as suas vidas com a paz que o Senhor nos promete em Mateus 11.28.
Outros se apegam muito as suas dores, não compartilhando suas pressões e tristezas com o seu próximo, e assim acabam sofrendo com o mal da depressão. Ao se isolarem e sofrerem sozinhos com as pressões da vida, muitos tem sucumbido aos males que a depressão agrega, e tantos outros infelizmente tirando a sua própria vida.
Olhemos para o alto, e saibamos que o nosso Deus tem a medida certa de provisão emocional para todos nós. Por isso o homem precisa lançar “sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7). Destaque
O apóstolo Paulo, quando se refere ao atendimento das necessidades emocionais, afirma que o nosso Deus é poderoso para guardar nossos pensamentos e sentimentos em Cristo (Fp 4.7). Logo, a ansiedade, o temor, a mágoa ou qualquer outro sentimento não devem dominar as emoções do crente nem o privarem da comunhão plena com Cristo (Hb 12.15).
A PROVISÃO DAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS
Por fim, o nosso Deus tem provido também as nossas necessidades espirituais. Ele enviou o Espírito Santo para cuidar de nós, e ser o “outro consolador” que veio preencher o vazio que a vida longe de Deus carrega como consequência.
Como seres possuidores de alma e espírito, necessitamos alimentar a nossa parte espi- ritual para estarmos firmes no dia mal. Por isso somos convidados a continuamente estarmos mais próximos de Deus, nos alimentando da Sua Palavra e buscando a Sua presença em oração.
O próprio apóstolo Paulo nos orienta a orar sem cessar (1 Ts 5.17). Em Jeremias lemos: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13). Por- tanto, temos na Bíblia orientações suficientes para que em nosso cotidiano venhamos buscar no Senhor a provisão espiritual que precisamos.
Destaque
O Espírito de Deus supre as necessidades espirituais. Nosso Deus sabe que o crente precisa cotidianamente da Sua direção e orientação. Por esse motivo, Jesus nos prometeu que a presença do Consolador estaria conosco confortando, corrigindo, aperfeiçoando até o dia de Seu retorno para buscar os salvos (Jo 14.26).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA